dc.contributor.author | Spínola, Hélder | |
dc.date.accessioned | 2018-08-28T13:54:09Z | |
dc.date.available | 2018-08-28T13:54:09Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | A educação ambiental tem por objetivo promover a literacia ambiental na sociedade e em cada um dos indivíduos que a compõe, tendo como propósito último a adoção de comportamentos que suportem a melhoria da sustentabilidade ambiental do Planeta. As artes de ensinar e de aprender, mais a primeira que a segunda, têm estado, por um lado, fortemente ancoradas na instituição escola, esquecendo os contextos socioculturais que a envolvem, e, por outro, no conhecimento, esquecendo a importância dos valores e comportamentos. Sendo a literacia ambiental um conceito que inclui não só a componente dos conhecimentos como também, entre outros, das atitudes e dos comportamentos, o paradigma institucionalizado não serve os propósitos da educação ambiental e muito menos o de corrigir os desequilíbrios planetários que estamos a provocar. A partir de resultados recentemente publicados pelo autor sobre a literacia ambiental em alunos da ilha da Madeira, os quais revelam uma forte influência das variáveis demográficas e dos seus contextos socioeconómicos, faz-se uma análise e reflexão sobre os novos desafios que se colocam à didática e à matética no âmbito da educação ambiental. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Literacia ambiental: um desafio à didática e à matética / Hélder Spínola . - In: Didática e matética/ org. Fernanda Gouveia, Gorete Pereira. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2016. - ISBN 978-989-95857-8-2. - p. 289-298. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/2088 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação | pt_PT |
dc.relation | Centro de Investigação em Educação | |
dc.subject | Ambiente | pt_PT |
dc.subject | Literação ambiental | pt_PT |
dc.subject | Educação ambiental | pt_PT |
dc.subject | Madeira (Portugal) | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Literacia ambiental: um desafio à didática e à matética | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centro de Investigação em Educação | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F4083%2F2016/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 298 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 289 | pt_PT |
oaire.citation.title | Didática e matética | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Spínola | |
person.givenName | Hélder | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6455-1595 | |
person.identifier.scopus-author-id | 10242534600 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1ba0f1f6-73c8-46b2-b152-8cd3c90207ed | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1ba0f1f6-73c8-46b2-b152-8cd3c90207ed | |
relation.isProjectOfPublication | 9295da3f-21a7-4fea-9aae-2560ec7414ee | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 9295da3f-21a7-4fea-9aae-2560ec7414ee |