Repository logo
 
Publication

Tecnologia assistiva e inovação pedagógica: perspectiva de aprendizagem na sala de recursos da Escola Samuel Galvão de Oliveira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.authorPereira, Odelina Dezidério Barbosa
dc.date.accessioned2023-05-09T09:52:05Z
dc.date.available2023-05-09T09:52:05Z
dc.date.issued2021-07-02
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo investigar elementos de inovação pedagógica nos processos de aprendizagem com o uso das Tecnologias Assistivas nas Sala de Recurso da Escola Municipal Samuel Galvão de Oliveira do Município de Campo Formoso – BA. A partir da investigação e compreensão definimos com o objetivo específico pesquisar a prática pedagógica atuante na Sala de Recurso, partindo do conceito de Inovação Pedagógica, ruptura paradigmática e aprendizagem na Sala de Recurso da referida unidade escolar. Do mesmo modo, definir em que medida a prática pedagógica realizada se apresenta como condutora de contribuições efetivas à construção de uma pedagogia inovadora mediadora no processo de autonomia e na exclusão destes alunos. Guiada por estes objetivos esta pesquisa apresenta elementos de reflexão e discussão que permitem compreender se as práticas desenvolvidas articulam a aprendizagem do aluno. Esta pesquisa desenvolveu-se utilizando uma metodologia qualitativa de cunho etnográfico, enfatizando à observação participante, entrevista não estruturada, recolha e análise de documentos oficiais e pessoais e os registros feitos durante as observações registradas no diário de campo. Usando esta técnica de investigação não encontramos elementos de inovação pedagógica no processo de aprendizagem de alunos que apresentam deficiências como podemos provar no decorrer do discurso deste estudo. Buscou refletir sobre os métodos pedagógicos utilizados pela professora, de acordo com os interesses, habilidades e dificuldade de cada aluno. Desta forma, se torna possível a atuação concreta, em igualdade de oportunidades para o pleno desenvolvimento de todos os educandos. Por fim, foram apontadas as dificuldades, as facilidades e as sugestões para os profissionais.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate elements of pedagogical innovation in the learning processes with the use of Assistive Technologies in the Resource Room of the Samuel Galvão de Oliveira Municipal School in the Municipality of Campo Formoso - BA. Based on research and understanding, we defined with the specific objective of researching the pedagogical practice active in the Resource Room, starting from the concept of Pedagogical Innovation, paradigmatic rupture and learning in the Resource Room of that school unit. Likewise, defining the extent to which the pedagogical practice carried out presents itself as a driver of effective contributions to the construction of an innovative pedagogy that mediates the process of autonomy and the exclusion of these students. Guided by these objectives this research presents elements of reflection and discussion that allow to understand if the developed practices articulate the student's learning. This research was developed using a qualitative methodology of an ethnographic nature, emphasizing participant observation, unstructured interview, collection and analysis of official and personal documents and the records made during the observations recorded in the field diary. Using this investigation technique, we did not find elements of pedagogical innovation in the learning process of students who have disabilities as we can prove during the course of this study. It sought to reflect on the pedagogical methods used by the teacher, according to the interests, skills and difficulties of each student. In this way, concrete action is possible, on equal opportunities for the full development of all students. Finally, difficulties, facilities and suggestions for professionals were pointed out.pt_PT
dc.identifier.tid203284224pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5154
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectProcessos de aprendizagempt_PT
dc.subjectTecnologias assistivaspt_PT
dc.subjectEscola Municipal Samuel Galvão de Oliveira do Município de Campo Formoso – BApt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectLearning processespt_PT
dc.subjectAssistive technologiespt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleTecnologia assistiva e inovação pedagógica: perspectiva de aprendizagem na sala de recursos da Escola Samuel Galvão de Oliveirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO REFORMADA ODELINA.pdf
Size:
8.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: