Publication
Projeto de monitoria no Colégio Antares: produção de novos significados através da autonomia e colaboração no processo de aprendizagem
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Correia, Fernando Luís de Sousa | |
dc.contributor.advisor | Garcia, Inez Helena Muniz | |
dc.contributor.author | Lima, Antônia Ferreira Souza | |
dc.date.accessioned | 2018-06-29T11:01:23Z | |
dc.date.available | 2018-06-29T11:01:23Z | |
dc.date.issued | 2018-05-07 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é apresentar, com base em um paradigma qualitativo, por meio dos fundamentos da etnografia e da observação participante, o Projeto de Monitoria no Colégio Antares, escola particular de Fortaleza, cujos monitores são alunos da mesma série dos que participam do projeto, procurando descobrir indícios de práticas pedagógicas inovadoras, na busca do tripé: colaboração, autonomia e aprendizagem. A investigação teve início em fevereiro de 2015 e foi finalizada em junho de 2017. Os encontros aconteceram na sala de tablets da escola em estudo, com alunos do 9º ano do ensino fundamental, três vezes por semana, abrangendo as disciplinas de Matemática, Física e Química. Investiga-se se os aprendentes atuaram como construtores de seu próprio conhecimento, em constante relação uns com os outros. A participação dos professores e dos demais educadores da Instituição aconteceu de forma discreta, indireta. Todo o processo foi conduzido pelos monitores, desde o planejamento dos encontros, seleção de videoaulas, inserção de alguns recursos multimídia e preparação das atividades envolvidas no processo. Os processos que envolvem a monitoria valorizam a dignidade dos estudantes, resgatando a percepção de que cada pessoa traz experiências anteriores à sua entrada na escola, e que o ato de educar enaltece a solidariedade. É nessa perspectiva que a escola tem que ser um espaço de colaboração, em que os sujeitos aprendem uns com os outros, em uma prática social, que possa garantir uma dimensão coletiva e crítica, em que todos buscam atingir o mesmo objetivo de aprender a aprender. | pt_PT |
dc.description.abstract | The objective of this study is to present, based on a qualitative paradigm, through the foundations of ethnography and participant observation, the Monitoring Project at Antares High School, a private school in Fortaleza, whose monitors are students who belong to the same series of those who participate in the project, seeking to discover indications of innovative pedagogical practices, in the search for the tripod: collaboration, autonomy and learning. The research began in February 2015 and was finalized in June 2017. The meetings took place in the tablet room of the school under study, with 9th grade students, three times a week, covering the subjects of Mathematics, Physics and Chemistry. It is investigated whether learners acted as builders of their own knowledge, in constant relation to one another. The participation of teachers and other educators of the Institution happened in a discreet, indirect way. The whole process was conducted by the monitors, from the planning of the meetings, selection of videotapes, insertion of some multimedia resources and preparation of the activities involved in the process. The processes that involve monitoring value the students' dignity, rescuing the perception that each person brings experiences prior to entering school, and that the act of educating praises solidarity. It is in this perspective that the school has to be a space of collaboration, in which the subjects learn with each other, in a social practice that can guarantee a collective and critical dimension, in which all seek to reach the same goal of learning to learn. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201915952 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1994 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Paradigma qualitativo | pt_PT |
dc.subject | Etnografia | pt_PT |
dc.subject | Observação participante | pt_PT |
dc.subject | Projeto de monitoria | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Qualitative paradigm | pt_PT |
dc.subject | Ethnography | pt_PT |
dc.subject | Participant observation | pt_PT |
dc.subject | Monitoring project | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical practices | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical innovation | pt_PT |
dc.subject | Brasil | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Projeto de monitoria no Colégio Antares: produção de novos significados através da autonomia e colaboração no processo de aprendizagem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada ao Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação. | pt_PT |