Repository logo
 
Publication

Inclusão no ensino superior: percepções de professores em uma universidade portuguesa

dc.contributor.authorAntunes, Ana Pereira
dc.contributor.authorFaria, Catarina Pereira
dc.contributor.authorRodrigues, Sandra Estêvão
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro Silva
dc.date.accessioned2020-11-10T09:58:24Z
dc.date.available2020-11-10T09:58:24Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractAs universidades enfrentam desafios crescentes com a democratização do ensino e o ingresso de alunos com necessidades especiais. Neste trabalho, analisamos as percepções dos professores do ensino superior sobre a inclusão desses alunos nesse nível de ensino. Os participantes são 10 docentes, diretores de curso do 1º ciclo, com uma idade média de 41,5 anos, sendo seis homens e quatro mulheres. Os dados foram recolhidos por meio de entrevista semiestruturada e analisados utilizando-se a abordagem da grounded theory. Os resultados apontam para percepções favoráveis ao processo de inclusão educativa, condicionado por fatores ideológicos e instrumentais, e para uma noção alargada de necessidades educativas especiais, destacando-se a necessidade de recursos tecnológicos e humanos para apoio à inclusão, pelo que tecemos algumas apreciações, que se podem refletir em termos de intervenção ou de estudos futuros.pt_PT
dc.description.abstractUniversities face increasing challenges related to the democratisation of education and the admission of students with special needs. In this paper, we analyzed the teachers’ perceptions about the inclusion of these students at this level of education. The participants are 10 teachers, 6 males and 4 females, with an average age of 41.5 years old. All teachers are also Degree Directors of 1st training courses. Data collection was carried out using a semi-structured interview and data analysis was done based on grounded theory approach. The results reveal positive perceptions of the inclusive educational process, which is conditioned by ideological and instrumental factors, and a broad concept of special educational needs, highlighting the need for technological and human resources to support inclusion. The concluding section presents some reflections that may have implications for future research and intervention.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, A. P., Faria, C. P., Rodrigues, S. E., & Almeida, L. S. (2013). Inclusão no ensino superior: percepções de professores em uma universidade portuguesa = Inclusion in higher education: teachers’ perceptions in a portuguese university . Revista Psicologia em Pesquisa, 7(2).pt_PT
dc.identifier.doi10.5327/Z1982-1247201300020002pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2965
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusão escolarpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectAtitudes dos professorespt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectSchool inclusionpt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectTeachers’ attitudespt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleInclusão no ensino superior: percepções de professores em uma universidade portuguesapt_PT
dc.title.alternativeInclusion in higher education: teachers’ perceptions in a portuguese universitypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceJuiz de Fora (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage150pt_PT
oaire.citation.startPage140pt_PT
oaire.citation.titleRevista Psicologia em Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume7(2)pt_PT
person.familyNameAntunes
person.familyNameAlmeida
person.givenNameAna
person.givenNameLeandro
person.identifier.ciencia-idAD1E-94B0-3055
person.identifier.orcid0000-0002-3336-7867
person.identifier.orcid0000-0002-0651-7014
person.identifier.ridB-3040-2011
person.identifier.scopus-author-id7102247228
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06
relation.isAuthorOfPublication99a55fcd-e3d9-4ae1-b194-3827555b9f0f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Inclusão no ensino superiorAnaAntunes.pdf
Size:
466.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format