Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Autodeterminação e motivação académica na população reclusa: estudo comparativo no Estabelecimento Prisional do Funchal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoTanyaTeixeira.pdf1.09 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nos últimos anos tem-se verificado que a população reclusa tem um elevado nível de reincidência sendo importante evitar esta situação. Estudos indicam que a educação no meio prisional tem impacto na vida do sujeito no exterior, baixando o nível de reincidência. Neste sentido, importa compreender o que leva os sujeitos em situação de reclusão a frequentar o ensino neste meio, para podermos evitar uma futura reincidência. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo compreender os fatores motivacionais e os níveis de autodeterminação dos indivíduos que se encontram a estudar no estabelecimento prisional, comparativamente com os sujeitos que não estão a frequentar a escola. A amostra foi constituída por 73 reclusos, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 19 e os 62 anos (M= 36; DP= 10). No estudo foram aplicados um questionário sociodemográfico e motivacional, a Escala da Autodeterminação (Self-Determination Scale) e a Escala de Motivação para a Aprendizagem Escolar. A partir dos resultados obtidos verificou-se que as variáveis sociodemográficas não possuem nenhuma influência na participação dos reclusos na escola; não existem diferenças estatisticamente significativas dos níveis de motivação académica e de autodeterminação dos indivíduos que estão a frequentar a escola e daqueles que não se encontram a estudar no meio prisional; existe apenas uma relação entre a autoconsciência e a motivação extrínseca. Conclui-se neste estudo que a motivação académica e a autodeterminação não diferenciam os indivíduos que frequentam a escola no estabelecimento prisional.
In the last years there has been found that the prison population has a high level of recidivism that is important to avoid. Studies indicate that education in prisons has an impact on the life of the individual abroad, reducing the level of recidivism. In this sense, it’s important to understand what takes the people in confinement to go to school in prison, so that we can avoid a future recidivism. Thus, this study aims to understand the main motivational factors and the self-determination levels of the individuals that are studying in prison school, comparatively to those who aren’t studying. The sample consisted of 73 prisoners, male, aged 19 to 62 years (M= 36; DP= 10). In the study were applied a sociodemographic and motivational questionnaire, the Self-Determination Scale and the Motivation for School Learning Scale. From the results it was found that the sociodemographic variables don’t influence the participation of the prisoners in school; there are no statistically significant differences of school motivation levels and self-determination of the prisoners that are studying and those that are not studying in prison; there’s just a relation between the self-consciousness and extrinsic motivation. The results show that prisoners see education in prison as a way of get more knowledge and it’s an important factor for their future in freedom. We conclude in this study that school motivation and self determination don’t differentiate the individuals that attend school in prison.

Description

Keywords

Autodeterminação Motivação académica Educação Reclusão Estabelecimento Prisional do Funchal Madeira (Portugal) Self-determination School motivation Education Reclusion Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License