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- Autodeterminação e motivação académica na população reclusa: estudo comparativo no Estabelecimento Prisional do FunchalPublication . Teixeira, Tanya Patrícia Perestrelo; Franco, Maria da Glória Salazar d'Eça CostaNos últimos anos tem-se verificado que a população reclusa tem um elevado nível de reincidência sendo importante evitar esta situação. Estudos indicam que a educação no meio prisional tem impacto na vida do sujeito no exterior, baixando o nível de reincidência. Neste sentido, importa compreender o que leva os sujeitos em situação de reclusão a frequentar o ensino neste meio, para podermos evitar uma futura reincidência. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo compreender os fatores motivacionais e os níveis de autodeterminação dos indivíduos que se encontram a estudar no estabelecimento prisional, comparativamente com os sujeitos que não estão a frequentar a escola. A amostra foi constituída por 73 reclusos, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 19 e os 62 anos (M= 36; DP= 10). No estudo foram aplicados um questionário sociodemográfico e motivacional, a Escala da Autodeterminação (Self-Determination Scale) e a Escala de Motivação para a Aprendizagem Escolar. A partir dos resultados obtidos verificou-se que as variáveis sociodemográficas não possuem nenhuma influência na participação dos reclusos na escola; não existem diferenças estatisticamente significativas dos níveis de motivação académica e de autodeterminação dos indivíduos que estão a frequentar a escola e daqueles que não se encontram a estudar no meio prisional; existe apenas uma relação entre a autoconsciência e a motivação extrínseca. Conclui-se neste estudo que a motivação académica e a autodeterminação não diferenciam os indivíduos que frequentam a escola no estabelecimento prisional.
- O exercício da parentalidade em crianças com perturbação do espetro do autismoPublication . Jesus, Neuza Micaela Quintal de; Carvalho, Renato Gil GomesAs famílias de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) enfrentam ao longo de todo o processo de socialização, inúmeros desafios. Face ao impacto que a existência de uma criança com PEA pode ter na família e no tipo de interações que nela se estabelecem, torna-se importante analisar esta temática. Assim, com este estudo pretendeu-se compreender o modo como decorre o exercício da parentalidade com crianças com PEA, particularmente se os pais com crianças com PEA apresentam níveis mais elevados de stress e que fatores contribuem para uma maior capacidade parental de pais com crianças com PEA. Para a concretização desta investigação optou-se por um estudo de natureza mista, recorrendo a técnicas quantitativas e qualitativas. Constituiu-se uma amostra de 10 pais de crianças com PEA para a avaliação qualitativa, incluído numa amostra de 30, bem como uma amostra de pais 30 sem crianças com o diagnóstico de PEA. No que concerne aos instrumentos de coleta de dados, utilizámos entrevistas Semi-Estruturadas e a Escala de Avaliação de Ansiedade, Depressão e Stress. A análise dos resultados qualitativos da nossa amostra permitiu-nos perceber que não existem diferenças significativas no exercício da Parentalidade entre pais com crianças com PEA e pais de crianças sem PEA, apenas verificando alguma particularidade no cuidado como comunicam com os seus filhos. De ressalvar que estes pais apesar das dificuldades, sempre que há a aceitação e compreensão da problemática tornam-se mais resilientes ultrapassando deste modo as dificuldades. As médias resultantes da análise qualitativa corroboram com a literatura, evidenciando maiores níveis de ansiedade, depressão e stress em pais de crianças com PEA.
- O contributo do marketing para as instituições culturais: estratégias de captação e fidelização de públicos nos museusPublication . Carvalho, Andreia Nicole Pereira; Correia, Pedro Álvaro PereiraEsta dissertação salienta a importância da implementação de estratégias de captação e fidelização de públicos nas organizações culturais, mais precisamente nos museus. Apesar da dificuldade que o marketing teve em ser aceite no sector das artes, esta indústria acabou por reconhecer a importância de introduzir no mercado, de forma eficaz, as experiências oferecidas ao público. Progressivamente, as instituições culturais foram evoluindo de organizações centradas no produto para organizações centradas no consumidor, procurando atrair e servir diferentes grupos com ofertas adequadas. Para serem bem-sucedidas, as organizações artísticas necessitam de estabelecer relações de longo prazo com os públicos, deixando de focar-se apenas em transações isoladas. Portanto, estas organizações não devem ter apenas como objetivo a atração de novos públicos, mas também a sua fidelização. Nesse sentido, os museus recorrem ao marketing para aumentar os seus públicos, bem como criar e manter relacionamentos duradouros. Para identificar as estratégias de captação e fidelização de públicos implementadas nos museus da ilha da Madeira, foi selecionada uma amostra de museus locais. Seguiu-se a elaboração de questionários de resposta aberta para posteriores entrevistas aos diretores e visitantes destes museus. Foram, ainda, definidas três questões de investigação, com o objetivo de identificar os públicos-alvo destes espaços culturais, os media que utilizam na divulgação da sua oferta e a forma como gerem a sua relação com os públicos. Verificou-se que o Serviço Educativo tem um papel fundamental na captação e na gestão da relação com a comunidade local, principalmente com o público-alvo comunidade escolar. Contudo, há uma falha na divulgação da oferta junto do público-alvo turista. Ainda que façam uso dos media tradicionais, os museus não tiram partido das diversas ferramentas digitais que têm ao seu dispor. Além disso, a falta de recursos financeiros e humanos não permite a renovação da oferta, aspeto necessário para fidelizar os visitantes.