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O exercício da parentalidade em crianças com perturbação do espetro do autismo

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As famílias de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) enfrentam ao longo de todo o processo de socialização, inúmeros desafios. Face ao impacto que a existência de uma criança com PEA pode ter na família e no tipo de interações que nela se estabelecem, torna-se importante analisar esta temática. Assim, com este estudo pretendeu-se compreender o modo como decorre o exercício da parentalidade com crianças com PEA, particularmente se os pais com crianças com PEA apresentam níveis mais elevados de stress e que fatores contribuem para uma maior capacidade parental de pais com crianças com PEA. Para a concretização desta investigação optou-se por um estudo de natureza mista, recorrendo a técnicas quantitativas e qualitativas. Constituiu-se uma amostra de 10 pais de crianças com PEA para a avaliação qualitativa, incluído numa amostra de 30, bem como uma amostra de pais 30 sem crianças com o diagnóstico de PEA. No que concerne aos instrumentos de coleta de dados, utilizámos entrevistas Semi-Estruturadas e a Escala de Avaliação de Ansiedade, Depressão e Stress. A análise dos resultados qualitativos da nossa amostra permitiu-nos perceber que não existem diferenças significativas no exercício da Parentalidade entre pais com crianças com PEA e pais de crianças sem PEA, apenas verificando alguma particularidade no cuidado como comunicam com os seus filhos. De ressalvar que estes pais apesar das dificuldades, sempre que há a aceitação e compreensão da problemática tornam-se mais resilientes ultrapassando deste modo as dificuldades. As médias resultantes da análise qualitativa corroboram com a literatura, evidenciando maiores níveis de ansiedade, depressão e stress em pais de crianças com PEA.
Families of children with Autism Spectrum Disorders (ASD), face many challenges over the process of socialization. According the impact that the existence of a child with ASD may have in the family and the type of interactions that it is established, it is important to analyze this subject. So this study aims to understand how it occurs the exercise of parenting with children with ASD, particularly if the parents with children with ASD have higher levels of stress and what factors contribute to increased parental capacity of parents with children PEA. For the realization of this research we opted for a study of a mixed nature, using quantitative and qualitative techniques. A sample was constituted with 10 parents of children with ASD to the qualitative assessment, including a sample of 30 as well as a parent sample 30 without children diagnosed with ASD. Regarding the data collection instruments, we used semi-structured interviews and Anxiety Rating Scale, Depression and Stress. The analysis of the qualitative results of our sample allowed us to realize that there are no significant differences in the performance of parenting among parents with children with ASD and parents of children without ASD, but there is some peculiarity in the care they communicate with their children. Of these parents to note that despite the difficulties where there is acceptance and understanding the problems become more resilient thereby overcoming difficulties. The average results of qualitative analysis corroborate the literature, showing higher levels of anxiety, depression and stress in parents of children with ASD.

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Autismo Parentalidade Impacto do diagnóstico Autism Parenthood Diagnosis impact Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades

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