Repository logo
 
Publication

Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFranco, Maria da Glória Salazar D`eça Costa
dc.contributor.advisorBeja, Maria João Gouveia Pereira
dc.contributor.authorSilva, Emanuel Rodrigues da
dc.date.accessioned2022-03-30T09:24:05Z
dc.date.available2022-03-30T09:24:05Z
dc.date.issued2022-01-12
dc.description.abstractA presente investigação pretende relacionar o bullying nos alunos do 1º ciclo com a compreensão emocional numa escola pública da Região Autónoma da Madeira. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, transversal e correlacional. A amostra de 130 alunos do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre os 7 (5,5%) 8 e 9 anos (45,4%) e 10 anos (3,8%), com participantes de ambos os sexos, 50,8% do sexo masculino, e 49,2% do sexo feminino. Para a avaliação das variáveis foram utilizados dois instrumentos adaptados, o Teste de Compreensão das Emoções: TEC, e o Questionário sobre o Bullying. Neste contexto, verificou-se, que os alunos têm uma perceção efetiva sobre o bullying identificando-se como sendo vítima de bullying ou como agressor. Neste sentido, as componentes da compreensão emocional, como reconhecimento, desejos, crenças, lembrança, regulação das emoções, emoções mistas, julgamentos morais, estão associadas ao bullying, este conduz-nos a uma premissa de que quem percebe que os seus estados emocionais apresentam melhores condições para ultrapassar situações agressivas.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to relate bullying in 1st cycle students with emotional understanding in a public school in the Autonomous Region of Madeira. A quantitative, transversal and correlational methodology was used. The sample of 130 students from the 1st cycle of basic education, aged between 7 (5.5%) 8 and 9 years (45.4%) and 10 years (3.8%), with participants of both sexes, 50.8% male, and 49.2% female. To assess the variables, two adapted instruments were used, the Comprehension of Emotions Test: TEC, and the Bullying Questionnaire. In this context, it was found that students have an effective perception of bullying identifying themselves as being a victim of bullying or as an aggressor. In this sense, the components of emotional understanding, such as recognition, desires, beliefs, memory, regulation of emotions, mixed emotions, moral judgments, are associated with bullying, which leads us to a premise that those who perceive that their emotional states present better conditions to overcome aggressive situations.pt_PT
dc.identifier.tid202976939pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4200
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subjectComportamentos agressivospt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectCompreensão emocionalpt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subjectAggressive behaviorpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectEmotional understandingpt_PT
dc.subjectEmotional intelligencept_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleBulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Emanuel OUT.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format