Repository logo
 
Publication

Envolvimento escolar parental, funcionamento familiar e comunicação parento-filial

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBeja, Maria João
dc.contributor.advisorPortugal, Alda Patrícia Marques
dc.contributor.authorPestana, Jéssica Andreína Baptista
dc.date.accessioned2018-10-03T11:12:32Z
dc.date.available2018-10-03T11:12:32Z
dc.date.issued2018-03-01
dc.description.abstractAo estudarmos o desempenho escolar dos alunos, a família assume um papel preponderante nas aprendizagens e educação dos indivíduos. Destarte, sublinha-se o peso deste sistema, no que concerne à sua estrutura e funcionamento e, em última instância, ao seu envolvimento ativo com a escola, como impactantes no sucesso escolar e no bem estar dos alunos. Pretendeu-se analisar de que forma o envolvimento escolar parental se relaciona com o funcionamento familiar e com a comunicação parento-filial, assim como a força e magnitude dessa manifestação, em ambos os sexos, feminino e masculino. A investigação seguiu uma abordagem quantitativa, transversal, do tipo correlacional. A amostra foi constituída por 130 cuidadores de alunos de 3º ciclo (7º, 8º e 9º ano), de duas escolas do concelho do Funchal, na ilha da Madeira. Os instrumentos de avaliação utilizados foram um questionário sociodemográfico, o Questionário de Envolvimento Parental na Escola Secundária (QEPE), o Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15) e, a Escala de Avaliação da Comunicação na Parentalidade (COMPA). Os instrumentos obtiveram bons níveis de consistência interna: no QEPE, o alfa de Cronbach foi de .889, no SCORE-15 de .84 e na COMPA-P de .91. Os resultados indicaram que o envolvimento parental se correlaciona significativamente com o funcionamento familiar e com a comunicação parento-filial, principalmente no que concerne a atividades de aprendizagem em casa. No geral, as correlações foram mais significativas no sexo feminino.pt_PT
dc.description.abstractWhen studying students' school performance, families assume a preponderant role in the learning process and education of the individuals. Thus, the importance of this system, in terms to its structure and functioning and, ultimately, to its active involvement with school, as an influence on school success and student well-being, is underlined. The aim was to analyze how the parental involvement is related to the family functioning and to the parent-child communication, as well as the strength and magnitude of this manifestation, in both sexes, females and males. The research followed a quantitative, cross-sectional, correlational approach. The sample consisted of 130 caregivers of 3rd cycle students (7th, 8th and 9th grade) from two schools in Funchal, on the island of Madeira. The instruments used were a sociodemographic questionnaire, the Parental Involvement Questionnaire in School, the Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15) and “Escala de Avaliação da Comunicação na Parentalidade” (COMPA-P). The instruments obtained good levels of internal consistency: in QEPE, Cronbach's alpha was .889; .84 in SCORE-15 and .91 in COMPA-P. The results indicated that parental involvement correlates significantly with family functioning and parent-child communication, especially regarding to home-based learning activities. Overall, the correlations were more significant in females.pt_PT
dc.identifier.tid201930404pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2100
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnvolvimento escolar parentalpt_PT
dc.subjectFuncionamento familiarpt_PT
dc.subjectComunicação parento-filialpt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectDesempenho escolarpt_PT
dc.subjectParental involvementpt_PT
dc.subjectFamily functioningpt_PT
dc.subjectParent-child communicationpt_PT
dc.subjectAdolescentspt_PT
dc.subjectSchool performancept_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleEnvolvimento escolar parental, funcionamento familiar e comunicação parento-filialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoJéssicaPestana.pdf
Size:
1.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: