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Authors
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Abstract(s)
A presente investigação teve como objetivo verificar a influência do género e da
ordem de nascimento dos filhos sobre as práticas educativas parentais, do ponto de vista de ambos os pais e dos filhos.
Participaram no estudo 385 sujeitos divididos em dois grupos: o grupo dos alunos,
composto por 145 sujeitos entre os 14 e os 17 anos, sendo 54.5% da amostra pertencente
ao sexo feminino e ocupando maioritariamente a posição de “Irmão mais novo” na fratria.
O grupo dos pais, composto por 240 sujeitos entre os 32 e os 57 anos, de ambos os sexos,
maioritariamente com dois dependentes (54.2%) e pertencentes à Classe Sociocultural
Baixa.
O instrumento utilizado para avaliar-se as práticas educativas parentais, o
Inventários dos Estilos Parentais (IEP) desenvolvido por Gomide (2006), inclui sete
categorias: duas relativas a práticas educativas positivas (monitoria positiva e
comportamento moral) e cinco relativas a práticas educativas negativas (punição
inconsciente, negligência, disciplina relaxada, monitoria negativa e abuso físico).
Ao contrário do que a literatura vem a referir em alguns estudos, não se
encontraram diferenças significativas ao comparar-se as perceções de pais e as perceções dos filhos no que respeita às práticas parentais atendendo ao sexo e à posição que estes ocupam na fratria.
Indicaram também que mães e pais com baixos níveis de habilitações escolares (1º e 2º Ciclo), apresentaram estilos parentais elevados em comparação com pais com
habilitações escolares ao nível do Ensino Superior, que apresentaram estilos parentais mais baixos.
No que respeita à perceção da preferência parental, os resultados indicaram que os
primogénitos diferenciaram-se dos demais irmãos por acreditarem que existe preferência
parental por um dos filhos em detrimento dos outros.
Relativamente à prática educativa parental referente à monitoria negativa na
perceção dos filhos, não se encontraram diferenças relativamente à figura materna ou à figura paterna no que respeita tanto à posição na fratria ou ao sexo dos filhos.
Description
Keywords
Práticas educativas parentais Género Ordem de nascimento Pais Filhos Perceções Psicologia da Educação . Centro de Artes e Humanidades