Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

dc.contributor.advisorAlves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
dc.contributor.authorMartins, Márcia Patrícia Nunes
dc.date.accessioned2014-12-09T17:00:14Z
dc.date.available2014-12-09T17:00:14Z
dc.date.issued2014-06
dc.date.submitted2014-12-09
dc.description.abstractO presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Estágio Pedagógico do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O trabalho procura dar resposta às linhas programáticas propostas para o referido Mestrado, enquadrando toda a intervenção do estagiário durante o processo de estágio de forma justificada e reflexiva. A prática do estágio foi desenvolvida na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e englobou diversas atividades: a prática letiva englobou a gestão do processo de ensino aprendizagem com uma turma de 9.º ano do orientador cooperante e a assistência a aulas; as atividades de integração no meio (AIM), como caracterização da turma, estudo de caso e duas atividades de extensão curricular - todas foram direcionadas à turma do 9º ano, no sentido de caracterizá-la e identificar as suas necessidades para depois desenvolver atividades que fossem ao encontro dessas necessidades. Também foram desenvolvidas as atividades de integração na comunidade - que se operacionalizaram nos Jogos Desportivos Zarco, através dos quais pretendemos dar uma resposta mais ao nível das necessidades da comunidade educativa da EBSGZ, fundamentada na caracterização da escola. Concomitantemente desenvolvemos as atividades de natureza científico-pedagógica, nas quais foi pretendido refletir sobre o processo pedagógico e na intervenção do professor. Foram subdivididas em duas atividades, a atividade científicopedagógica coletiva - na qual explorámos o Programa Nacional de Educação Física como instrumento de trabalho do professor, e a atividade científico-pedagógica individual onde foram apresentadas as potencialidades da utilização do Boccia como meio de transformação dos alunos e sua fácil aplicabilidade no contexto escolar. O cumprimento das componentes de estágio pretende potencializar o desenvolvimento de competências de várias índoles no docente estagiário, estimulando-o para que seja proativo e que se interesse, investigue, reflita, coopere e partilhe assuntos referentes ao processo educativo geral, desde a questão que surge da operacionalização do plano de aula às políticas educativas selecionadas pela escola.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/667
dc.language.isoporpor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectPrática reflexivapor
dc.subjectPostura proactivapor
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleRelatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarcopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino da Educação Física e Desporto nos Ensinos Básico e Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Educação Física e Desporto nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoMárciaMartins.pdf
Size:
19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: