Repository logo
 
Publication

A casa e a evocação do cinema

dc.contributor.authorVenâncio, Filipa
dc.date.accessioned2023-01-26T09:08:43Z
dc.date.available2023-01-26T09:08:43Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractFilipa Venâncio recorre frequentemente, no seu trabalho de pintura à representação de espaços arquitetónicos, alternando entre a casa observada do exterior e as suas vistas interiores. Estudando as suas composições sequenciais na pintura (séries) é possível constatar estratégias que se aproximam da linguagem do cinema. Este aspeto é enfatizado na construção da narrativa visual, que muitas vezes é proposta ou simplesmente insinuada, através da apresentação de conjuntos pictóricos em travellings ou em panorâmicas, como se de um story board se tratasse. A própria pintura, por vezes, é desenvolvida a partir de fotografias e filmes. Outras vezes sugere a invenção de cenários, também eles com semelhanças e afinidades conceptuais às de determinadas filmografias, como em Casa da Capela (2021) - projeto alvo de análise específico nesta reflexão. O interesse por este cruzamento de territórios, como lugar de eleição e mote para projetos futuros e em execução, é também enunciado aqui por antecipação, possibilitando assim uma antevisão em première.pt_PT
dc.description.abstractFilipa Venâncio often resorts in her painting work, to the representation of architectural spaces, alternating between the observed house from the outside and interior views. Observing the sequential construction of painting (series), it is possible to observe strategies that approach the language of cinema. This aspect is emphasized in the construction of the visual narrative that is often proposed or simply hinted at, through the presentation of pictorial sets in travellings or in panoramics, as if it were a story board. The painting itself is sometimes developed from photographys and films. Other times it suggests the invention of scenarios, also them with similarities and conceptual affinities to those of certain filmography, as in Casa da Capela (2021) - target project of specific analysis in this reflection. The interest in this crossing of territories, as a place of choice and motto for future and running projects, is also enunciated here in anticipation, thus enabling a preview in première.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2022venanciopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4964
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ct-journal.uma.pt/wp-content/uploads/2023/01/VENANCIO-121-156.pdfpt_PT
dc.subjectEspacialidadept_PT
dc.subjectCruzamento interartespt_PT
dc.subjectCinematografiapt_PT
dc.subjectApropriaçãopt_PT
dc.subjectDescontextualizaçãopt_PT
dc.subjectRevisitaçãopt_PT
dc.subjectSpatialitypt_PT
dc.subjectInterarts crossoverpt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectAppropriationpt_PT
dc.subjectDecontextualizationpt_PT
dc.subjectRevisitationpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleA casa e a evocação do cinemapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage156pt_PT
oaire.citation.startPage121pt_PT
oaire.citation.titleCinema & Território: Revista Internacional de Arte e Antropologia das Imagenspt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VENANCIO-121-156.pdf
Size:
3.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: