Repository logo
 
Publication

Interação com animais: fator protetor na ansiedade e autoestima de crianças em idade escolar?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSoares, Maria Luisa Pereira
dc.contributor.authorMendes, Sara Carolina Ramos
dc.date.accessioned2018-01-19T16:15:55Z
dc.date.available2018-01-19T16:15:55Z
dc.date.issued2017-04-21
dc.description.abstractNa literatura é notório um aumento de estudos científicos que atestam os benefícios da relação entre o homem e os animais domésticos. Colocou-se a hipótese das crianças com animais terem menos ansiedade e mais autoestima que crianças sem animais. Foram então aplicados o STAIC e o SPPC a uma amostra de 52 crianças nas condições descritas e comparados os resultados. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos, porém, através do Questionário dos Animais foi possível concluir que os animais de estimação são potenciais fatores protetores na autoestima de crianças em idade escolar. Futuros estudos nesta linha de investigação poderão contribuir para o desenvolvimento de novas ferramentas na Psicologia da Educação e na terapia assistida com animais.pt_PT
dc.description.abstractIn literature there's been a significant increase of scientific studies that testify the benefits of the relationship between humans and domestic animals. It was suggested that children with pets were less anxious and had more self-esteem than children without animals. It was then applied the STAIC and the SPPC tests to a sample of 52 children in the described conditions and the results were compared. There weren't any significant differences found between the two groups, however, through the Animal Questionnaire it was possible to conclude that domestic animals could represent a potential protective factor in the development of young children's self-esteem. Future studies in this line of investigation could contribute for the development of new tools in Educational Psychology and in animal assisted therapy.pt_PT
dc.identifier.tid201784920pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1776
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAnsiedadept_PT
dc.subjectAutoestimapt_PT
dc.subjectAnimais de estimaçãopt_PT
dc.subjectAnxietypt_PT
dc.subjectSelf-esteempt_PT
dc.subjectPetspt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleInteração com animais: fator protetor na ansiedade e autoestima de crianças em idade escolar?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoSaraMendes.pdf
Size:
1.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: