Publication
Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Góis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de | |
dc.contributor.author | Melim, Liliana Regina Quintal | |
dc.date.accessioned | 2023-03-27T10:19:33Z | |
dc.date.available | 2023-03-27T10:19:33Z | |
dc.date.issued | 2023-02-17 | |
dc.description.abstract | O principal propósito desta investigação é perceber se as práticas pedagógicas do museu M1 na sua dimensão educativa não-formal, como recurso educativo, complementa as novas práticas implementadas nas instituições formais de educação, designadas de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e compreender se estas podem se configurar em inovação pedagógica. Este estudo fundamenta-se no paradigma de investigação qualitativo através do método de estudo de caso, com características etnográficas, e sustenta-se na descrição e compreensão da cultura decorrente das práticas que se movem neste espaço recorrendo ao trabalho de campo e estudo de caso enquanto metodologia de investigação. Para o levantamento de dados serão empregues as técnicas da observação participante e da entrevista etnográfica, esta investigação é assistida por instrumentos de recolha de gravação de áudio, vídeo e imagem. | pt_PT |
dc.description.abstract | The main purpose of this research is to understand whether the educational practices of the museum M1 in its non-formal educational dimension, as an educational resource, complements the new practices implemented in formal educational institutions, called Autonomy and Curricular Flexibility (ACF) and understand whether these can be configured in pedagogical innovation. This study is based on the qualitative research paradigm, through the case study method, with ethnographic characteristics, and is based on the description and understanding of the culture resulting from the practices that move in this space resorting to field work and case study as an investigation methodology. For data collection will be used the techniques of participant observation and ethnographic interview, this investigation is assisted by instruments for recording audio, video and image recording. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203254163 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/5110 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Museu | pt_PT |
dc.subject | Educação não-formal | pt_PT |
dc.subject | Currículo informal | pt_PT |
dc.subject | Flexibilidade curricular | pt_PT |
dc.subject | Museum | pt_PT |
dc.subject | Non-formal education | pt_PT |
dc.subject | Informal curriculum | pt_PT |
dc.subject | Curriculum flexibility | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica | pt_PT |
dc.title.alternative | Museum education: between curricular flexibility and pedagogical innovation | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- LilianaMelim_DissertacaoMestrado_LilianaRodrigues_VersãoFinal.pdf
- Size:
- 4.44 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: