Repository logo
 
Publication

Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGóis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de
dc.contributor.authorMelim, Liliana Regina Quintal
dc.date.accessioned2023-03-27T10:19:33Z
dc.date.available2023-03-27T10:19:33Z
dc.date.issued2023-02-17
dc.description.abstractO principal propósito desta investigação é perceber se as práticas pedagógicas do museu M1 na sua dimensão educativa não-formal, como recurso educativo, complementa as novas práticas implementadas nas instituições formais de educação, designadas de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e compreender se estas podem se configurar em inovação pedagógica. Este estudo fundamenta-se no paradigma de investigação qualitativo através do método de estudo de caso, com características etnográficas, e sustenta-se na descrição e compreensão da cultura decorrente das práticas que se movem neste espaço recorrendo ao trabalho de campo e estudo de caso enquanto metodologia de investigação. Para o levantamento de dados serão empregues as técnicas da observação participante e da entrevista etnográfica, esta investigação é assistida por instrumentos de recolha de gravação de áudio, vídeo e imagem.pt_PT
dc.description.abstractThe main purpose of this research is to understand whether the educational practices of the museum M1 in its non-formal educational dimension, as an educational resource, complements the new practices implemented in formal educational institutions, called Autonomy and Curricular Flexibility (ACF) and understand whether these can be configured in pedagogical innovation. This study is based on the qualitative research paradigm, through the case study method, with ethnographic characteristics, and is based on the description and understanding of the culture resulting from the practices that move in this space resorting to field work and case study as an investigation methodology. For data collection will be used the techniques of participant observation and ethnographic interview, this investigation is assisted by instruments for recording audio, video and image recording.pt_PT
dc.identifier.tid203254163pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5110
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMuseupt_PT
dc.subjectEducação não-formalpt_PT
dc.subjectCurrículo informalpt_PT
dc.subjectFlexibilidade curricularpt_PT
dc.subjectMuseumpt_PT
dc.subjectNon-formal educationpt_PT
dc.subjectInformal curriculumpt_PT
dc.subjectCurriculum flexibilitypt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleEducação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógicapt_PT
dc.title.alternativeMuseum education: between curricular flexibility and pedagogical innovationpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LilianaMelim_DissertacaoMestrado_LilianaRodrigues_VersãoFinal.pdf
Size:
4.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: