Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio pedagógico na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia

dc.contributor.advisorLopes, Helder
dc.contributor.authorAndrade, Pedro Manuel Gouveia
dc.date.accessioned2014-11-04T10:39:33Z
dc.date.available2014-11-04T10:39:33Z
dc.date.issued2013-09
dc.date.submitted2014-11-04
dc.description.abstractO desígnio do presente trabalho pretende referir e analisar criticamente o conjunto de atividades desenvolvidas no decorrer do ano letivo 2012/2013, no âmbito do estágio pedagógico realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, refletindo sobre as principais dificuldades, sobre as estratégias adotadas para as ultrapassar, e ainda sobre as competências adquiridas. O estágio pedagógico compôs-se por diversas atividades de caráter curricular, tais como, a prática letiva, a caraterização da turma, o estudo de caso e a assistência às aulas, por atividades de complemento curricular, mais propriamente, as atividades de intervenção na comunidade escolar e a ação de extensão curricular, e ainda por atividades de natureza científico-pedagógica, nas quais se inserem, a ação individual e a coletiva. Estas atividades constituíram o estágio pedagógico, sendo que cada uma delas deverá ser interpretada como parte integrante de um todo, não devendo ser analisadas de forma isolada. O relatório de estágio é constituído por oito capítulos, através dos quais resumimos cada uma das atividades supramencionadas no parágrafo anterior, refletindo a nossa envolvência em todo o estágio pedagógico. Os capítulos iniciais (I, II, III) são de carácter introdutório, nos quais tentamos refletir o que significa o estágio pedagógico, a sua importância, as nossas expetativas iniciais perante o mesmo, e tentamos ainda caraterizar a escola onde decorreu o processo, e enquadrar o conjunto de atividades realizadas. Nos capítulos que se seguem (IV, V, VI, VII), analisamos cada uma das atividades desenvolvidas, tentando transparecer a sua origem, os processos que desencadearam, as intencionalidades que estiveram por detrás das mesmas, e ainda as dificuldades e os ganhos inerentes. O capítulo VIII tem um caráter conclusivo, pois apresenta algumas ilações relativamente ao processo de estágio. Concluímos com o capítulo IX no qual apresentamos todas as referências bibliográficas que auxiliaram a elaboração do presente trabalho.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/649
dc.language.isoporpor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveiapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoPedroAndrade.pdf
Size:
3.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: