Repository logo
 
Publication

Aprender a falar PLE pelo método da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França

dc.contributor.authorRebelo, Helena
dc.contributor.authorSantos, Thierry Proença dos
dc.date.accessioned2022-02-25T11:51:09Z
dc.date.available2022-02-25T11:51:09Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEnsinar a falar uma língua viva a estrangeiros não é tarefa fácil e fazê-lo pela escrita torna-se ainda mais complexo. Isso comprova-se na transição do século XIX para o XX, no processo de ensino/aprendizagem da pronúncia do Português como Língua Estrangeira (PLE) para francófonos. Naquela época, em França, ao ensinar a falar PLE através do método da “pronúncia figurada”, privilegiavam a escrita. Este recurso foi seguido pelos gramáticos-pedagogos G. Hamonière, Paulino de Souza e Luís Simões da Fonseca. Damos uma visão geral das suas propostas, comparando-as quanto ao vocalismo oral, a fim de saber que pronúncia ensinavam.pt_PT
dc.description.abstractTeaching to speak a foreign language is not an easy task and doing it through writing becomes even more complex. This can be proved for the process of teaching / learning Portuguese as a foreign language (PLE) to Francophones, between nineteenth century and the twentieth. At that time, in France, teaching pronunciation for PLE was made by the method of “figurative pronunciation” which focuses on writing. This resource was followed by grammarians-pedagogues G. Hamonière, Paulino de Souza and Luis Simões da Fonseca. We give an overview of their proposals, comparing them for the oral vocalism in order to find out what pronunciation they taught.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRebelo, H., & Santos, T. P. (2016). Aprender a falar PLE pelo método da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França. Confluência: Revista do Instituto de Língua Portuguesa, (50), 122-142.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4109
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Portuguêspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPLEpt_PT
dc.subjectFrançapt_PT
dc.subjectGramáticas oitocentistaspt_PT
dc.subjectPronúncia figuradapt_PT
dc.subjectVocalismo tónicopt_PT
dc.subjectPLIpt_PT
dc.subjectFrancept_PT
dc.subjectNineteenth-century grammarspt_PT
dc.subjectFiguratively pronunciationpt_PT
dc.subjectTonic vocalismpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleAprender a falar PLE pelo método da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na Françapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiro (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage142pt_PT
oaire.citation.startPage122pt_PT
oaire.citation.titleConfluência: Revista do Instituto de Língua Portuguesapt_PT
oaire.citation.volume50pt_PT
person.familyNameRebelo
person.familyNameSANTOS
person.givenNameHelena
person.givenNameTIERRI
person.identifier.ciencia-id2F12-B7AA-6E62
person.identifier.orcid0000-0002-8345-9436
person.identifier.orcid0000-0002-5538-4780
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcc566597-a94d-49b7-91b6-03b05ce115a0
relation.isAuthorOfPublicationa057351d-56a8-4030-8449-1656aabac00c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycc566597-a94d-49b7-91b6-03b05ce115a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada.pdf
Size:
389.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format