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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Bullying is a complex problem in higher education that is receiving increasing attention
in the literature. The current study addresses this phenomenon and aims to contribute to
the existing literature by examining the role of the dark tetrad of personality and the trait
of mental toughness in predicting the extent to which college students perpetrate and are
victims of bullying behaviours. A cross-sectional design was used to collect students' self reports of the dark personality tetrad and mental toughness, as well as their perceptions
of the extent to which they had been perpetrators and victims of bullying behaviour
towards others in the past six months. Using a sample of 366 university students, results
showed that the dark traits of narcissism and everyday sadism positively influenced
bullying aggression, whereas Machiavellianism and psychopathy emerged as significant
and positive antecedents of bullying victimisation. In addition, mental toughness had a
negative effect on both criteria, even when the effects of the dark tetrad of personality
were taken into account. These findings suggest that these personality dispositions play a
distinct role in bullying aggression and bullying victimisation, and support that these
complex phenomena are also explained by individual dispositions. The main theoretical
and practical implications of these findings are discussed in the context of preventing and
mitigating bullying in higher education settings.
O bullying é um problema complexo no ensino superior que tem recebido uma atenção crescente na literatura da especialidade. O presente estudo aborda este fenómeno e visa contribuir para a literatura existente, examinando o papel da tétrade negra da personalidade e da robustez mental na previsão do grau que os estudantes universitários perpetuam e ou são vítimas comportamentos de bullying. Um plano de investigação preditivo por inquérito transversal foi utilizado para avaliar a tétrade negra da personalidade e a robustez mental dos estudantes universitários, através de um questionário autoadministrado. Neste questionário foram também avaliadas as suas perceções acerca do grau em que estes cometeram atos de bullying e ou foram vítimas de comportamentos de bullying, nos últimos seis meses. Tendo por base uma amostra de 366 estudantes universitários, os resultados mostraram que os traços negros de narcisismo e sadismo influenciam positivamente os comportamentos de bullying, enquanto o Maquiavelismo e psicopatia surgiram como antecedentes positivos e significativos de ser vítima de bullying. Adicionalmente, a robustez mental apresentou um efeito negativo em ambos os critérios, mesmo quando os efeitos da tétrade negra da personalidade foram controlados. Estes resultados sugerem que estas disposições de personalidade desempenham um papel distinto, mas relevante, nos comportamentos e vitimização de bullying, suportando a ideia de que estes fenómenos são também explicados por disposições individuais. As principais implicações teóricas e práticas destes resultados são apresentadas e discutidas no contexto da prevenção e mitigação do bullying no ensino superior.
O bullying é um problema complexo no ensino superior que tem recebido uma atenção crescente na literatura da especialidade. O presente estudo aborda este fenómeno e visa contribuir para a literatura existente, examinando o papel da tétrade negra da personalidade e da robustez mental na previsão do grau que os estudantes universitários perpetuam e ou são vítimas comportamentos de bullying. Um plano de investigação preditivo por inquérito transversal foi utilizado para avaliar a tétrade negra da personalidade e a robustez mental dos estudantes universitários, através de um questionário autoadministrado. Neste questionário foram também avaliadas as suas perceções acerca do grau em que estes cometeram atos de bullying e ou foram vítimas de comportamentos de bullying, nos últimos seis meses. Tendo por base uma amostra de 366 estudantes universitários, os resultados mostraram que os traços negros de narcisismo e sadismo influenciam positivamente os comportamentos de bullying, enquanto o Maquiavelismo e psicopatia surgiram como antecedentes positivos e significativos de ser vítima de bullying. Adicionalmente, a robustez mental apresentou um efeito negativo em ambos os critérios, mesmo quando os efeitos da tétrade negra da personalidade foram controlados. Estes resultados sugerem que estas disposições de personalidade desempenham um papel distinto, mas relevante, nos comportamentos e vitimização de bullying, suportando a ideia de que estes fenómenos são também explicados por disposições individuais. As principais implicações teóricas e práticas destes resultados são apresentadas e discutidas no contexto da prevenção e mitigação do bullying no ensino superior.
Description
Keywords
Bullying aggression Bullying victimisation Dark tetrad Mental toughness Higher education College students Comportamentos de bullying Vítimas de bullying Tétrade Negra Robustez mental Ensino superior Estudantes universitários Psicologia da Educação .