Repository logo
 
Publication

Tétrade negra de personalidade, robustez mental e comportamentos de bullying no ensino superior

datacite.subject.fosCiências Sociais
dc.contributor.advisorRodrigues, Nuno Miguel Vieira
dc.contributor.authorJesus, Hélder Tomé Pestana
dc.date.accessioned2024-12-13T14:21:17Z
dc.date.available2024-12-13T14:21:17Z
dc.date.issued2024-07-23
dc.description.abstractBullying is a complex problem in higher education that is receiving increasing attention in the literature. The current study addresses this phenomenon and aims to contribute to the existing literature by examining the role of the dark tetrad of personality and the trait of mental toughness in predicting the extent to which college students perpetrate and are victims of bullying behaviours. A cross-sectional design was used to collect students' self reports of the dark personality tetrad and mental toughness, as well as their perceptions of the extent to which they had been perpetrators and victims of bullying behaviour towards others in the past six months. Using a sample of 366 university students, results showed that the dark traits of narcissism and everyday sadism positively influenced bullying aggression, whereas Machiavellianism and psychopathy emerged as significant and positive antecedents of bullying victimisation. In addition, mental toughness had a negative effect on both criteria, even when the effects of the dark tetrad of personality were taken into account. These findings suggest that these personality dispositions play a distinct role in bullying aggression and bullying victimisation, and support that these complex phenomena are also explained by individual dispositions. The main theoretical and practical implications of these findings are discussed in the context of preventing and mitigating bullying in higher education settings.eng
dc.description.abstractO bullying é um problema complexo no ensino superior que tem recebido uma atenção crescente na literatura da especialidade. O presente estudo aborda este fenómeno e visa contribuir para a literatura existente, examinando o papel da tétrade negra da personalidade e da robustez mental na previsão do grau que os estudantes universitários perpetuam e ou são vítimas comportamentos de bullying. Um plano de investigação preditivo por inquérito transversal foi utilizado para avaliar a tétrade negra da personalidade e a robustez mental dos estudantes universitários, através de um questionário autoadministrado. Neste questionário foram também avaliadas as suas perceções acerca do grau em que estes cometeram atos de bullying e ou foram vítimas de comportamentos de bullying, nos últimos seis meses. Tendo por base uma amostra de 366 estudantes universitários, os resultados mostraram que os traços negros de narcisismo e sadismo influenciam positivamente os comportamentos de bullying, enquanto o Maquiavelismo e psicopatia surgiram como antecedentes positivos e significativos de ser vítima de bullying. Adicionalmente, a robustez mental apresentou um efeito negativo em ambos os critérios, mesmo quando os efeitos da tétrade negra da personalidade foram controlados. Estes resultados sugerem que estas disposições de personalidade desempenham um papel distinto, mas relevante, nos comportamentos e vitimização de bullying, suportando a ideia de que estes fenómenos são também explicados por disposições individuais. As principais implicações teóricas e práticas destes resultados são apresentadas e discutidas no contexto da prevenção e mitigação do bullying no ensino superior.por
dc.identifier.tid203742176
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7100
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectBullying aggression
dc.subjectBullying victimisation
dc.subjectDark tetrad
dc.subjectMental toughness
dc.subjectHigher education
dc.subjectCollege students
dc.subjectComportamentos de bullying
dc.subjectVítimas de bullying
dc.subjectTétrade Negra
dc.subjectRobustez mental
dc.subjectEnsino superior
dc.subjectEstudantes universitários
dc.subjectPsicologia da Educação
dc.subject.
dc.titleTétrade negra de personalidade, robustez mental e comportamentos de bullying no ensino superiorpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Mestrado Tomé Jesus.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: