Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
723.95 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As actuais noções e práticas da intervenção precoce enquadram-se numa abordagem ecossistémica e transaccional do desenvolvimento. De acordo com este
modelo, a criança é parte de uma rede complexa de interrelações onde o desenvolvimento se processa (Almeida, 2000). Constata-se que o enfoque das práticas de intervenção precoce deixou, progressivamente, de estar exclusivamente centrado na criança para se passar a enfatizar o papel da família e da comunidade no seu desenvolvimento. Deste modo, as evidências actuais apontam que para que a intervenção possa ser eficaz, tem de
ser consistente com a ecologia dos sistemas a que a criança e a família pertencem
(Almeida, 1997).
Neste sentido, o objectivo principal desta investigação foi fazer um levantamento
das percepções dos educadores de infância sobre o serviço de intervenção precoce e
compreender o impacto da intervenção precoce nas suas práticas educativas.
A amostra desta investigação foi constituída por 53 educadores de infância a exercer as suas funções em estabelecimentos públicos de educação (creches e infantários) do Concelho do Funchal, que colaboram com o serviço de intervenção precoce. Para a consecução desta investigação foi construído um questionário que contempla a caracterização sócio-demográfica dos sujeitos, questões relacionadas com a formação em intervenção precoce, com o conhecimento e articulação com o serviço, e com a importância da intervenção precoce.
Os principais resultados mostram que a maioria dos educadores têm conhecimento
do serviço de intervenção precoce e sabem como entrar em contacto com a equipa; que ao
nível da articulação com outros parceiros, mostram uma forte consciência da importância
da articulação com outros profissionais e outros parceiros do contexto educativo; que é ao nível do trabalho individual com a criança que estes consideram que a intervenção precoce pode oferecer mais apoio e que a maioria dos educadores possuem formação em intervenção precoce, quer inicial, quer contínua.
Description
Keywords
Intervenção precoce Educadores de infância Percepções . Centro de Artes e Humanidades