Repository logo
 
Publication

A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas

dc.contributor.authorCarvalho, Renato Gil Gomes
dc.date.accessioned2022-09-26T13:49:01Z
dc.date.available2022-09-26T13:49:01Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractAs transformações das sociedades nos últimos anos remetem para a necessidade de ajustamentos e novas dinâmicas de acção nos sistemas educativos e nas relações entre os seus agentes. À educação e formação de cidadãos têm-se vindo a associar novos profissionais, designadamente os psicólogos, de quem se espera um contributo para a eficácia dos sistemas educativos no cumprimento da sua missão. Defende-se, porém, que essa intervenção seja desenvolvida de um modo específico e marcada pela integração na comunidade educativa, pela colaboração e pela prevenção. Aborda-se, assim, a intervenção do psicólogo na escola, identificando algumas dinâmicas da sua intervenção e sugerindo alguns aspectos que a devem caracterizar.pt_PT
dc.description.abstractThe profound transformations of societies in the recent years address the necessity of adjustments and new dynamics in the educative systems and in the relationship among its agents. It is in this context that new professionals such as psychologists have been involved in the education and training process of citizens. It is expected from them to contribute to the educational system efficacy in it’s mission delivery. It is expected, however, that this intervention is developed in a specific way and marked by the principles of prevention, collaboration and educative community integration. The intervention of psychologist is therefore approached in the text, in which the author identifies some dynamics of that intervention and suggests some aspects that should characterize it.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCarvalho, R. G. G. (2008). A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21, 119-124.pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79722008000100015pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4654
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPsicologia escolarpt_PT
dc.subjectServiços de psicologia e orientaçãopt_PT
dc.subjectAbordagem ecológicapt_PT
dc.subjectSchool psychologypt_PT
dc.subjectCounselling and psychology servicespt_PT
dc.subjectEcological approachpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectEscola Superior de Tecnologias e Gestãopt_PT
dc.titleA dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto Alegre (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage124pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage119pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia: Reflexão e Críticapt_PT
oaire.citation.volume21pt_PT
person.familyNameGomes Carvalho
person.givenNameRenato
person.identifier3241260
person.identifier.ciencia-idE312-0F2D-80E5
person.identifier.orcid0000-0003-1766-4818
person.identifier.scopus-author-id24461043400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9345028e-9891-4b06-8a04-b61d985b2bee
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9345028e-9891-4b06-8a04-b61d985b2bee

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A dimensão relacional de intervenção do serviços de psicologia nas escolas.pdf
Size:
163.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: