Repository logo
 
Publication

Tornar-se educador: o impacto com a realidade docente

dc.contributor.authorPereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha
dc.date.accessioned2010-10-14T13:34:54Z
dc.date.available2010-10-14T13:34:54Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractA presente investigação pretendeu estudar o processo de “tornar-se educador” e o impacto com a realidade da prática docente. Ao debruçar-se sobre o período de iniciação à prática docente, procura conhecer as vivências da primeira experiência profissional de um grupo de educadores, formados pela Universidade da Madeira, através da identificação das principais dificuldades/problemas sentidos nos vários contextos de intervenção do educador, no início da sua prática docente. Além de permitir situar os contributos da formação inicial na aquisição/desenvolvimento de competências profissionais, permite também perceber as relações entre a preparação veiculada pela formação inicial e o aparecimento das dificuldades no início da prática docente. O estudo foi desenvolvido no sentido de apurar uma resposta às seguintes questões que acabaram por conduzir a nossa investigação.Que dificuldades/problemas sentem os educadores em início de carreira? Que contributos proporciona a formação inicial para a aquisição/desenvolvimento de competências profissionais? Que relação existe entre as dificuldades inventariadas e a formação inicial veiculada pela Universidade? A presente investigação insere-se numa abordagem qualitativa dos fenómenos educativos, justificada pela natureza do estudo e do desenho escolhido, destacando-se a importância da construção de um conhecimento compreensivo e interpretativo desses fenómenos sociais e educativos, que emerge da relação com os actores concretos nos contextos em que desenvolvem a sua acção. Apresenta uma metodologia de trabalho empírico que integrou entrevistas de carácter exploratório e um questionário tipo Likert, construído com base na informação obtida nas entrevistas, bem como do estudo da literatura sobre a temática em análise. O inventário dos sentimentos experienciados e veiculados evidenciam características das fases profusamente difundidas na literatura, da sobrevivência e de descoberta, nomeadamente os constrangimentos do choque do real e da confrontação inicial com a complexidade da situação profissional, contrastando com o entusiasmo e exaltação de estar finalmente em situação de responsabilidade. Os resultados obtidos apontam para um claro choque com a realidade, consequência da confrontação entre a imagem da escola interiorizada, no período de formação inicial e a realidade da prática. Não procurando avaliar a Formação inicial de Educadores de Infância, nem tendo como objectivo a generalização, pensámos que o presente trabalho poderá se constituir como instrumento de reflexão, a todos quantos se interessam por esta temática e estão envolvidos na Formação dos Educadores.por
dc.description.sponsorshipOrientadora: Ângela Rodriguespor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/90
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Madeirapor
dc.subjectEducador principiante
dc.subjectChoque com a realidade
dc.subjectVivências
dc.subjectDificuldades
dc.subjectFormação inicial
dc.subjectIniciação à prática docente
dc.subjectCentro de Ciências Sociais
dc.titleTornar-se educador: o impacto com a realidade docentepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNamePereira
person.givenNameGorete
person.identifier.orcid0000-0002-1804-8104
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoGoretePereira.pdf
Size:
10.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: