Publication
Tornar-se educador: o impacto com a realidade docente
dc.contributor.author | Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha | |
dc.date.accessioned | 2010-10-14T13:34:54Z | |
dc.date.available | 2010-10-14T13:34:54Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.description.abstract | A presente investigação pretendeu estudar o processo de “tornar-se educador” e o impacto com a realidade da prática docente. Ao debruçar-se sobre o período de iniciação à prática docente, procura conhecer as vivências da primeira experiência profissional de um grupo de educadores, formados pela Universidade da Madeira, através da identificação das principais dificuldades/problemas sentidos nos vários contextos de intervenção do educador, no início da sua prática docente. Além de permitir situar os contributos da formação inicial na aquisição/desenvolvimento de competências profissionais, permite também perceber as relações entre a preparação veiculada pela formação inicial e o aparecimento das dificuldades no início da prática docente. O estudo foi desenvolvido no sentido de apurar uma resposta às seguintes questões que acabaram por conduzir a nossa investigação.Que dificuldades/problemas sentem os educadores em início de carreira? Que contributos proporciona a formação inicial para a aquisição/desenvolvimento de competências profissionais? Que relação existe entre as dificuldades inventariadas e a formação inicial veiculada pela Universidade? A presente investigação insere-se numa abordagem qualitativa dos fenómenos educativos, justificada pela natureza do estudo e do desenho escolhido, destacando-se a importância da construção de um conhecimento compreensivo e interpretativo desses fenómenos sociais e educativos, que emerge da relação com os actores concretos nos contextos em que desenvolvem a sua acção. Apresenta uma metodologia de trabalho empírico que integrou entrevistas de carácter exploratório e um questionário tipo Likert, construído com base na informação obtida nas entrevistas, bem como do estudo da literatura sobre a temática em análise. O inventário dos sentimentos experienciados e veiculados evidenciam características das fases profusamente difundidas na literatura, da sobrevivência e de descoberta, nomeadamente os constrangimentos do choque do real e da confrontação inicial com a complexidade da situação profissional, contrastando com o entusiasmo e exaltação de estar finalmente em situação de responsabilidade. Os resultados obtidos apontam para um claro choque com a realidade, consequência da confrontação entre a imagem da escola interiorizada, no período de formação inicial e a realidade da prática. Não procurando avaliar a Formação inicial de Educadores de Infância, nem tendo como objectivo a generalização, pensámos que o presente trabalho poderá se constituir como instrumento de reflexão, a todos quantos se interessam por esta temática e estão envolvidos na Formação dos Educadores. | por |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Ângela Rodrigues | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/90 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade da Madeira | por |
dc.subject | Educador principiante | |
dc.subject | Choque com a realidade | |
dc.subject | Vivências | |
dc.subject | Dificuldades | |
dc.subject | Formação inicial | |
dc.subject | Iniciação à prática docente | |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | |
dc.title | Tornar-se educador: o impacto com a realidade docente | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Pereira | |
person.givenName | Gorete | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1804-8104 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | 592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622 |