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Virtual reality environments as a therapeutic technique in rehabilitation of physical and cognitive training in soccer players

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Médicapt_PT
dc.contributor.advisorGoncalves, Frederica Margarida Camacho
dc.contributor.advisorCampos, Pedro Filipe Pereira
dc.contributor.authorFrança, Cristiano Silva
dc.date.accessioned2022-05-26T11:21:15Z
dc.date.available2022-05-26T11:21:15Z
dc.date.issued2022-01-20
dc.description.abstractUm dos principais problemas dos jogadores de futebol são as lesões que sofrem durante a carreira. Por isso, os clubes profissionais investem em equipas médicas especializadas para contornar esse problema. Com a evolução das tecnologias interativas, têm sido muito os estudos para resolver esse problema e trazer mais opções para o campo científico. Apesar desse esforço, ainda faltam estudos sobre a introdução de tecnologias interativas nesses contextos. Desenvolvemos um sistema para testar se o uso dessas novas tecnologias, mais especificamente a realidade virtual, poderia trazer mais motivação e evitar a monotonia de atletas profissionais na realização de exercícios de reabilitação. Ao longo desta dissertação, iremos explicar todos os processos que foram realizados até chegar ao sistema atual. A explicação do processo inclui os exercícios de reabilitação física escolhidos, bem como o desenvolvimento do software que os envolve. Os estudos realizados durante esta tese revelaram feedback positivo entre os atletas e há potencial de trabalho futuro em termos de utilidade do sistema.pt_PT
dc.description.abstractOne of the main problems of football players is the injuries they suffer during their careers. For that reason, professional clubs invest in specialized medical staff to overpass this problem. With the evolution of interactive technologies, many studies have been made to address this problem and bring more options to the scientific field. Despite this effort, there is still a lack of studies regarding the introduction of interactive technologies in these contexts. We developed a system to test whether the usage of these new technologies, more specifically virtual reality, could bring better motivation and avoid monotony in professional athletes when performing rehabilitation exercises. Throughout this dissertation, we will explain all the processes that were performed until reaching the current system. The explanation of the process includes the physical rehabilitation exercises chosen, as well as the software development entailing those exercises. The studies performed during this thesis revealed positive feedback among athletes and there is future work potential in terms of the usefulness of the system.pt_PT
dc.identifier.tid203015312pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4305
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectInteração humano-computadorpt_PT
dc.subjectRealidade virtualpt_PT
dc.subjectAtletaspt_PT
dc.subjectFutebolpt_PT
dc.subjectTreino físicopt_PT
dc.subjectTreino cognitivopt_PT
dc.subjectHuman-computer interactionpt_PT
dc.subjectVirtual realitypt_PT
dc.subjectAthletespt_PT
dc.subjectSoccerpt_PT
dc.subjectPhysical trainingpt_PT
dc.subjectCognitive trainingpt_PT
dc.subjectInternational Master of Interactive Media Designpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleVirtual reality environments as a therapeutic technique in rehabilitation of physical and cognitive training in soccer playerspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameInternational Master of Interactive Media Designpt_PT

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