Repository logo
 
Publication

Freire e a educação comunitária/popular: caminhos de vivência emancipatória, participativa e inclusiva

dc.contributor.authorPereira, Gorete
dc.date.accessioned2024-07-16T09:10:34Z
dc.date.available2024-07-16T09:10:34Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractPretende-se com este texto contribuir para a reflexão e análise da educação comunitária/popular, suportada na ideia de mudança, a partir da qual Freire assume uma praxeologia educativa transformadora. Adentrando na obra Educação como Prática da Liberdade, procuramos compreender os seus princípios pedagógicos na reconstrução dos caminhos de vivência emancipatória, participativa e inclusiva na educação comunitária. Procedeu-se a um estudo exploratório, de natureza qualitativa assente na análise de conteúdo daobra referenciada e outros textos do autor. A narrativa construída sobre o legado pedagógico de Freire para a educação comunitária na contemporaneidade consubstancia a sua relevância para a educação do século XXI. Num tempo marcado por profundas transformações, a filosofia freireana é reconhecidamente estruturadora de um pensamento transformador e organizado que na senda da desocultação do real e na aquisição dos direitos de “ser mais” promove a emancipação e a inclusão.pt_PT
dc.description.abstractThis text is intended to contribute to the reflection and analysis of community/popular education, supported by the idea of change, from which Freire assumes a transformative educational praxeology. Entering the work Education as a Practice of Freedom, we seek to understand its pedagogical principles in the reconstruction of emancipatory, participatory and inclusive ways of living in community education. An exploratory study of a qualitative nature was carried out, based on the analysis of the content of the referenced work and other texts by the author. The narrative built on Freire's pedagogicallegacy for contemporary community education substantiates its relevance to 21st century education. In a time marked by profound transformations, Freire's philosophy is recognized as structuring a transforming and organized thought that, in the path of uncovering the real and acquiring the rights to “be more”, promotes emancipation and inclusion.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, G.(2022, set./dez.).Freire e a educação comunitária/popular: caminhos de vivência emancipatória, participativa e inclusiva. Dialogia,São Paulo, 42, p. 1-12, e23055. https://doi.org/10.5585/42.2022.23055.pt_PT
dc.identifier.doi10.5585/42.2022.23055pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5747
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Nove de Julhopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação comunitária/popularpt_PT
dc.subjectPaulo Freirept_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectVivência emancipatóriapt_PT
dc.subjectParticipativa e inclusivept_PT
dc.subjectCommunity/popular educationpt_PT
dc.subjectExperiencept_PT
dc.subjectPedagogypt_PT
dc.subjectEmancipatorypt_PT
dc.subjectParticipatory and inclusivept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleFreire e a educação comunitária/popular: caminhos de vivência emancipatória, participativa e inclusivapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.issue42pt_PT
oaire.citation.startPagee23055pt_PT
oaire.citation.titleDialogiapt_PT
person.familyNamePereira
person.givenNameGorete
person.identifier.orcid0000-0002-1804-8104
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Freire e a educação comunitáriapopular.pdf
Size:
375.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: