Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.43 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Partindo de um olhar reflexivo das intenções a que nos propusemos desenvolver no
presente trabalho de investigação, a abordagem aqui apresentada centra-se num
conjunto de indicadores que podem fazer um cruzamento entre as práticas pedagógicas
e inovação pedagógica, particularmente numa sala de pré-escolar do concelho do
Funchal.
Conjeturando a inovação pedagógica como uma rutura com pedagogias transmissivas,
estamos convictos de que os contextos de aprendizagem numa sala de pré-escolar
podem promover experiências inovadoras.
Assim, para esta investigação optámos por um estudo de caso de natureza qualitativa,
numa sala considerada dinâmica, no sentido de compreender como pode o contexto de
aprendizagem proporcionar às crianças experiências únicas e fundamentadas em teorias construtivistas. Para compreender melhor este contexto de aprendizagem foi realizada a recolha de dados através da observação participante, entrevista semiestruturada e registos fotográficos, que teve uma periodicidade de quatro meses.
Numa análise reflexiva verificámos que as práticas pedagógicas na sala de pré-escolar
criavam pontos de ligação à inovação pedagógica, nomeadamente, quando as crianças
construíam o conhecimento pelas áreas de interesse, quando desenvolviam
competências que lhes ajudavam a ir mais além e na interação com os colegas ou com
os adultos.
Description
Keywords
Inovação pedagógica Práticas pedagógicas Contextos de aprendizagem Construtivistas Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais