Publication
Inovação pedagógica e práticas pedagógicas: um estudo de caso numa sala de educação pré-escolar
dc.contributor.advisor | Brazão, José Paulo Gomes | |
dc.contributor.author | Silva, Paula Cristina de Matos | |
dc.date.accessioned | 2014-12-10T11:29:28Z | |
dc.date.available | 2014-12-10T11:29:28Z | |
dc.date.issued | 2014-02 | |
dc.date.submitted | 2014-12-10 | |
dc.description.abstract | Partindo de um olhar reflexivo das intenções a que nos propusemos desenvolver no presente trabalho de investigação, a abordagem aqui apresentada centra-se num conjunto de indicadores que podem fazer um cruzamento entre as práticas pedagógicas e inovação pedagógica, particularmente numa sala de pré-escolar do concelho do Funchal. Conjeturando a inovação pedagógica como uma rutura com pedagogias transmissivas, estamos convictos de que os contextos de aprendizagem numa sala de pré-escolar podem promover experiências inovadoras. Assim, para esta investigação optámos por um estudo de caso de natureza qualitativa, numa sala considerada dinâmica, no sentido de compreender como pode o contexto de aprendizagem proporcionar às crianças experiências únicas e fundamentadas em teorias construtivistas. Para compreender melhor este contexto de aprendizagem foi realizada a recolha de dados através da observação participante, entrevista semiestruturada e registos fotográficos, que teve uma periodicidade de quatro meses. Numa análise reflexiva verificámos que as práticas pedagógicas na sala de pré-escolar criavam pontos de ligação à inovação pedagógica, nomeadamente, quando as crianças construíam o conhecimento pelas áreas de interesse, quando desenvolviam competências que lhes ajudavam a ir mais além e na interação com os colegas ou com os adultos. | por |
dc.description.sponsorship | ARDITI | por |
dc.description.sponsorship | RUMOS | por |
dc.description.sponsorship | QREN | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/668 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Inovação pedagógica | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Contextos de aprendizagem | por |
dc.subject | Construtivistas | por |
dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Inovação pedagógica e práticas pedagógicas: um estudo de caso numa sala de educação pré-escolar | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | por |