Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.72 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação teve como objetivo, compreender como é que a avaliação da
resolução de problemas contribui para melhorar a aprendizagem da resolução de
problemas. A dificuldade na resolução de problemas é de facto um fenómeno mundial
com uma extensão considerável em termos cronológicos. Tendo-se escrito muito acerca
deste assunto, a verdade é que continua a colocar muitos pontos de interrogação, no que
concerne aos métodos e estratégias para ultrapassar este problema. Combinar a
avaliação com a resolução de problemas nem sempre é fácil. A resolução de problemas
é muito importante para que se cinja a uma visão simplista, temos que perceber que esta
se reveste de uma oportunidade para alargar e diversificar os instrumentos de avaliação.
Para além disso, permite que os alunos com dificuldades se envolvam ativamente com
os seus colegas, numa busca cooperativa pela solução do problema, beneficiando assim
ambas as partes. No sentido de verificar o acima referido, os alunos foram colocados em
grupos e foi-lhes proposto uma ficha de trabalho de problemas. Os problemas propostos
foram os mais diversificados possíveis, no sentido de apelar aos vários tipos de
raciocínio e estratégias. Para este estudo foi escolhida uma turma do 5º ano com alunos
com bons resultados em matemática e outros com dificuldades. No que concerne à
metodologia de investigação, optou-se pela qualitativa e descritiva, com uma pequena
nuance quantitativa para consubstanciar o estudo.
Description
Keywords
Avaliação Resolução de problemas Trabalho cooperativo Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia