Repository logo
 
Publication

Um Estudo da Aprendizagem Cooperativa, Fora da Sala de Aula, Numa Abordagem Etnográfica: uma Inovação Pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFino, Carlos Nogueira
dc.contributor.advisorBento, António Maria Veloso
dc.contributor.advisorArruda, Ailton dos Santos
dc.contributor.authorSilveira, Maria do Socorro Furtado Silva
dc.date.accessioned2024-01-09T10:33:37Z
dc.date.available2024-01-09T10:33:37Z
dc.date.issued2021-05-03
dc.description.abstractA pesquisa tem por objetivo investigar a existência de inovação pedagógica na aprendizagem cooperativa dos alunos-bolsistas da Universidade Federal do Ceará (UFC) que fazem parte do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). A pesquisa aconteceu no período de novembro/2014 a novembro/2015, e que tem base qualitativa. No processo de triangulação utilizamos análise documental, observação direta e diário de bordo. 20 (vinte) discentes participaram da pesquisa. Sendo 10 (dez) do sexo masculino e 10 (dez) do sexo feminino. Os mesmos foram identificados com a sigla AB (alunos-bolsistas) seguido de numeração crescente começando pelo número 01. Os dados foram analisados conforme o que foi registrado no diário de bordo, bem como relatos de falas dos próprios estudantes. Construímos quadros para uma melhor observação das falas dos estudantes e suas visões não só sobre aprendizagem cooperativa, mas também sobre pertencimento, mudança, competência social entre outros. Desta forma, concluiu-se que a construção do conhecimento dentro da aprendizagem cooperativa que ocorre na instituição favorece, e muito, o vivenciar de uma inovação pedagógica, na qual o alunado é levado a tomar ciência de si e do outro, ao mesmo tempo em que colabora para um protagonismo desses sujeitos.pt_PT
dc.description.abstractThe research aims to investigate the existence of pedagogical innovation in the cooperative learning of scholarship students from the Federal University of Ceará (UFC) who are part of the Cooperative Learning Program in Student Cells (PACCE). The research took place from November/2014 to November/2015, and has a qualitative basis. In the triangulation process we use document analysis, direct observation and logbook. 20 (twenty) students participated in the research. 10 (ten) were male and 10 (ten) were female. They were identified with the acronym AB (scholarship students) followed by an increasing number starting with the number 01. The data were analyzed according to what was recorded in the logbook, as well as reports of the students' speeches. We build tables for a better observation of the students' speeches and their views not only on cooperative learning, but also on belonging, change, social competence, among others. Thus, it was concluded that the construction of knowledge within the cooperative learning that occurs in the institution favors, quite a lot, the experience of a pedagogical innovation, in which the students are led to become aware of themselves and of the other, at the same time. that contributes to the protagonism of these subjects.pt_PT
dc.identifier.tid203446933pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5464
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectConhecimentopt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectProtagonismopt_PT
dc.subjectCooperative learningpt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectKnowledgept_PT
dc.subjectProtagonismpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleUm Estudo da Aprendizagem Cooperativa, Fora da Sala de Aula, Numa Abordagem Etnográfica: uma Inovação Pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Socorro Oficial 13.março.2023-PDF (2) (1).pdf
Size:
17.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: