Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da prática de ensino supervisionada, o Estágio Pedagógico (EP), do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado na escola Básica e Secundária Doutor Ângelo Augusto Da Silva (EBSAAS), no ano letivo 2022/2023. Este documento abrange todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico, desde o seu planeamento, concretização e reflexão crítica, devidamente fundamentadas, tais como: i) Prática Letiva (PL); ii); Atividades de Integração no Meio (AIM); iii) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE) e iv) Ações de Natureza Científico-Pedagógica. A PL é a parte principal de todo o processo, com a lecionação a uma turma do ensino secundário (9.º ano de escolaridade), a uma turma do 2.º ciclo do ensino básico (5.º ano) e a assistência às aulas de professores mais experientes. Este processo foi uma experiência enriquecedora que exigiu responsabilidade, capacidade de trabalho e dedicação, em prol de um processo ensino-aprendizagem, centrado nos alunos. O EP é uma experiência gratificante que promove a aquisição de um conjunto de saberes profissionais e pessoais, que possibilitam ao estagiário a integração no mercado do trabalho, como futuro docente de Educação Física, capaz de desenvolver e adaptar o processo ensino-aprendizagem.
This report arises within the scope of supervised teaching practice, the Pedagogical Internship (PE), of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Madeira, carried out at the Escola Básica e Secundária Doutor Ângelo Augusto Da Silva (EBSAAS) , in the 2022/2023 academic year. This document covers all activities developed throughout the pedagogical internship, from their planning, implementation and critical reflection, duly substantiated, such as: i) Teaching Practice (PL); ii); Environment Integration Activities (AIM); iii) Intervention Activities in the School Community (AICE) and iv) Actions of a Scientific Pedagogical Nature. The PL is the main part of the entire process, with teaching to a secondary school class (9th year of schooling), a 2nd cycle of basic education class (5th year) and assistance to classes from more experienced teachers. This process was an enriching experience that required responsibility, work capacity and dedication, in favor of a teaching-learning process, centered on students. The EP is a rewarding experience that promotes the acquisition of a set of professional and personal knowledge, which enables the intern to integrate into the job market, as a future Physical Education teacher, capable of developing and adapting the teaching-learning process.

Description

Keywords

Educação física Prática pedagógica supervisionada Docentes Alunos Processo ensino-aprendizagem Reflexão Physical education Supervised pedagogical practice Teachers Student Teaching-learning process Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License