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Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBermúdez i Badia, Sergi
dc.contributor.authorAfonseca, Cátia Raquel Faria de
dc.date.accessioned2019-02-07T15:15:03Z
dc.date.available2019-02-07T15:15:03Z
dc.date.issued2013-04-11
dc.description.abstractTrisomy 21 or Down Syndrome is one of the most common diseases that causes learning difficulties, comprising about 18% of mental disorders, with an incidence of ~ 1/600-1000 live births. Although they have difficulty learning, does not mean that in a certain age they cannot acquire it, because generally they learn more slowly. One way to encourage these children in the learning process is the use of computer games. Unfortunately, currently there are few educational software with the aimed at solving this cognitive needs. This project was partner of the Whaling Museum. The museum receives students from pre-school to secondary with the aim to build knowledge on cetaceans and sea. Some of these visitors are students with special needs, such trisomy 21. It was proposed the development of educational software that allows those children to learn some concepts about the museum. So, this Master's thesis in Computer Science aims to develop an interactive learning solution targeted to the needs of children with trisomy 21 to be used in recreational activities that exist in the Whaling Museum.pt_PT
dc.description.abstractA trissomia 21 ou Síndrome de Down é uma das doenças existentes mais comuns que causam dificuldades a nível de aprendizagem, compreendendo cerca de 18 % das doenças mentais, com uma incidência de ~1/600-1000 nascidos vivos. Embora possuam dificuldades na aprendizagem, não implica que a uma determinada idade estas não consigam adquiri-la, apenas aprendem, geralmente, mais lentamente. Uma forma de estimular estas crianças na aprendizagem é com a utilização de jogos computacionais. Infelizmente, atualmente ainda existem poucos softwares educativos orientados às necessidades cognitivas que apresentam. Este projeto teve como parceiro o Museu da Baleia. O museu recebe alunos desde o ensino pré-escolar ao secundário com o objetivo de construir conhecimento sobre os cetáceos e o mar. Alguns desses visitantes são alunos com necessidades especiais, tais como portadores de trissomia 21. Como tal, foi proposto o desenvolvimento de um software educativo que fosse de encontro com a temática do Museu da Baleia e ao mesmo tempo ensinasse conceitos sobre o mesmo. Assim, esta dissertação de Mestrado em Engenharia Informática visa ao desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com trissomia 21 para ser utilizada nas atividades lúdicas existentes no Museu da Baleia.pt_PT
dc.identifier.tid202011976pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2225
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTrissomia 21pt_PT
dc.subjectMuseu da Baleia da Madeirapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectTrisomy 21pt_PT
dc.subjectWhaling Museumpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectEngenharia Informáticapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleDesenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapt_PT

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