Repository logo
 
Publication

A promoção da Região Autónoma da Madeira como destino turístico: uma visão objetiva no âmbito da organização de eventos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorCorreia, Pedro Álvaro Pereira
dc.contributor.authorReis, Gonçalo André Sargo
dc.date.accessioned2025-01-31T11:36:29Z
dc.date.available2025-01-31T11:36:29Z
dc.date.issued2024-12-16
dc.description.abstractOs eventos demonstram ser um meio de comunicação eficaz atualmente, ganhando cada vez mais reconhecimento na área da promoção turística. De facto, existem diversas maneiras de promover um destino, mas os eventos têm sido um alvo constante na investigação quando abordados no contexto do turismo. Neste sentido, o presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Gestão para a obtenção do grau de Mestre. O principal objetivo foi compreender de que forma a organização e gestão de eventos podem impulsionar a promoção turística da Região Autónoma da Madeira (RAM), sendo esta uma abordagem pouco discutida no contexto regional, atribuindo, assim, originalidade ao estudo. Face ao exposto, considerou-se aplicar uma metodologia de investigação qualitativa para este relatório. Deste modo, e com a realização do mesmo, procurou-se oferecer primordialmente uma apresentação fundamentada de todas as atividades e tarefas realizadas durante o estágio, bem como um enquadramento teórico sobre o tema em estudo e uma reflexão entre a teoria e a prática. Os principais resultados mostram que os eventos não só funcionam como meios de comunicação eficientes, mas também são elementos fundamentais no marketing empresarial, influenciando diretamente a escolha do destino por parte dos turistas. Identificou-se que a gestão e o planeamento de eventos têm impacto na comunicação empresarial e no comportamento do consumidor, conclusões que realçam a integração dos eventos numa estratégia de marketing mais ampla, direcionada para a promoção dos destinos. Desta forma, compreender o comportamento do consumidor é crucial para a promoção turística, permitindo identificar com maior precisão as atividades de marketing mais adequadas para promover um destino. As implicações práticas deste relatório indicam que a utilização estratégica de eventos como ferramenta de marketing pode ser relevante para a promoção da RAM, devendo ser sempre apoiada por um planeamento adequado e pela compreensão do perfil do consumidor.por
dc.description.abstractEvents are proving to be an effective means of communication these days, gaining more and more recognition in the field of tourism promotion. In fact, there are several ways to promote a destination, but events have been a constant target of research when approached in the context of tourism. This Internship Report was drawn up as part of the master’s programme in Management to obtain a master’s degree. The main objective was to understand how the events organisation and management can boost the tourism promotion of the Autonomous Region of Madeira, since this approach has not received much attention in the regional context, thus giving the study its originality. In view of the above, it was decided to apply a qualitative research methodology for this report. With this report, the main aim was to provide a reasoned presentation of all the activities and tasks carried out during the internship, as well as a theoretical framework on the subject under study and a reflection between theory and practice. The main results show that events not only function as efficient means of communication, but are also fundamental elements in business marketing, directly influencing tourists' choice of destination. It was identified that event management and planning have an impact on corporate communication and consumer behaviour, conclusions that highlight the integration of events into a broader marketing strategy aimed at promoting destinations. In this way, understanding consumer behaviour is crucial for tourism promotion, making it possible to identify more precisely the most appropriate marketing activities to promote a destination. The practical implications of this report indicate that the strategic use of events as a marketing tool can be relevant to the promotion of Madeira but should always be supported by proper planning and an understanding of the consumer profile.eng
dc.identifier.tid203825616
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7141
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectMarketing
dc.subjectOrganização e gestão de eventos
dc.subjectPromoção turística
dc.subjectRegião Autónoma da Madeira
dc.subjectTurismo
dc.subjectAutonomous Region of Madeira
dc.subjectEvents Organisation and Management
dc.subjectTourism
dc.subjectTourism promotion
dc.subjectGestão
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociais
dc.titleA promoção da Região Autónoma da Madeira como destino turístico: uma visão objetiva no âmbito da organização de eventospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameRelatório de Estágio do Mestrado para Obtenção do Grau de Mestre em Gestão

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_Mestrado em Gestão_Gonçalo_Reis_2066719_digital.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: