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Análise da viabilidade da aplicação do aço inoxidável na Ilha da Madeira

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpt_PT
dc.contributor.advisorSantos, José Manuel Martins Neto dos
dc.contributor.authorCanha, Cláudia Lira
dc.date.accessioned2016-04-28T14:23:47Z
dc.date.available2016-05-28T00:30:09Z
dc.date.issued2015-12
dc.description.abstractA grande maioria das estruturas existentes atualmente contém aço na sua constituição, seja na forma de aço estrutural, seja na forma de armaduras de betão armado. A deterioração precoce do aço destas estruturas é um fenómeno muito comum e que tem acarretado grandes custos em reabilitações e reparações. O principal fator para essa deterioração precoce é o contacto de agentes agressivos, como os cloretos, com o aço que originam a sua corrosão. Na Ilha da Madeira alguns desses agentes agressivos estão presentes em grandes quantidades, promovendo a súbita corrosão do aço, fazendo com que os custos de manutenção sejam elevados. Uma das formas de evitar a corrosão do aço é através da utilização do aço inoxidável reduzindo assim os custos com manutenções ao longo da sua vida útil. Nesta dissertação pretende-se avaliar se a utilização do aço inoxidável em vez do aço carbono na Ilha da Madeira é economicamente mais vantajosa a longo prazo. Para esse fim foram elaboradas diversas tarefas. Numa fase inicial foi realizada uma análise comparativa entre o aço carbono e o aço inoxidável em termos de propriedades gerais, comportamento mecânico e regulamentação, mas também uma pesquisa sobre as aplicações e os tipos de aço inoxidável. Numa fase seguinte foram abordados mecanismos de degradação e métodos de reparação para a corrosão. Para além disso, foram determinados os tempos de vida útil de projeto, através de modelos de degradação, e estimados cenários de degradação e manutenção. Posteriormente foram dimensionados dois tipos de estruturas (betão armado e estrutura metálica) e para dois tipos de aço (aço carbono e aço inoxidável) por forma a determinar o peso dos materiais das estruturas para apurar o seu custo. Em seguida foram realizadas as análises económicas das estruturas mencionadas anteriormente face aos cenários de manutenção anteriormente realizados. As análises recaíram sobre os custos inicias das estruturas e os custos a longo prazo, para um período de vida útil de 50 anos. Em função da análise realizada pode concluir-se que na Ilha da Madeira a utilização do aço inoxidável nas estruturas metálicas, por enquanto, não é vantajosa em termos económicos. Para as estruturas de betão armado, verificou-se também que na maioria dos casos a utilização do aço carbono é a melhor opção económica a longo prazo, exceto nas estruturas perto do mar com cimentos do tipo CEM I ou CEM II/A, em que o aço inoxidável é a melhor opção, pois embora este apresente um custo inicial superior ao do aço carbono, o seu custo total a longo prazo incluindo as reparações é inferior.pt_PT
dc.identifier.tid201143437
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1145
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectCarbonopt_PT
dc.subjectCorrosãopt_PT
dc.subjectAnálise de custospt_PT
dc.subjectBetão armadopt_PT
dc.subjectAço estruturalpt_PT
dc.subjectDimensõespt_PT
dc.subjectEstruturaspt_PT
dc.subjectDuraçãopt_PT
dc.subjectAplicação de aço inoxidávelpt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectAço inoxidávelpt_PT
dc.subjectAço carbonopt_PT
dc.subjectDimensionamentopt_PT
dc.subjectDurabilidadept_PT
dc.subjectEngenharia Civilpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
dc.titleAnálise da viabilidade da aplicação do aço inoxidável na Ilha da Madeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Madeira para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção de Grau de Mestre em Engenharia Civilpt_PT

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