Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCamacho, Maria José de Jesus
dc.contributor.authorSilva, Vânia Sónia Nunes da
dc.date.accessioned2016-09-20T13:23:58Z
dc.date.available2016-10-20T00:30:10Z
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractO relatório aqui explanado teve como alicerces as intervenções pedagógicas realizadas nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ambas decorridas na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo Segundo e visa a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este agrega uma panóplia de pressupostos teóricos que apoiaram a prática realizada e que contribuíram para a edificação de novos saberes em ambos os grupos, promovendo aprendizagens significativas e de qualidade. Ambas as práticas pedagógicas foram alvo de um período de observação inicial que possibilitaram a obtenção de informações acerca dos grupos com quem foi realizada uma intervenção planeada e sustentada por uma constante reflexão a avaliação dos métodos utilizados. A estruturação de questões fundamentadas pela metodologia de investigação-ação culminaram na pesquisa e implementação de estratégias, propiciadoras de ténues mudanças nos grupos em questão. Na Educação Pré-Escolar, com crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos de idade, com o intuito colmatar a disparidade existente entre o nível de aptidões sociais de algumas crianças instituiu-se a seguinte questão orientadora: Como desenvolver competências interpessoais entre as crianças deste grupo?. Posto isto, foram colocadas em prática algumas estratégias apoiadas num trabalho sequencial que promovia a cooperação e as competências sociais das crianças do grupo. Em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com crianças cujas idades se encontravam entre os sete e os dez anos de idade, foram verificadas dificuldades no domínio da leitura e da escrita e como tal, foi estruturada a seguinte questão orientadora da investigação-ação: Como desenvolver competências de leitura e escrita numa turma de 2.º ano?. Neste seguimento de ideias, colocaram-se em prática algumas estratégias com a finalidade de atenuar estas dificuldades.pt_PT
dc.identifier.tid201337061
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1240
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências da educaçãopt_PT
dc.subjectInvestigação-acçãopt_PT
dc.subjectMetodologiapt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAprendizagens significativaspt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectSistemas educativospt_PT
dc.subjectDesenvolvimento dos currículospt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectTrabalho de projetopt_PT
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_PT
dc.subjectEscola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar do Lombo Segundopt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectEstágios pedagógicospt_PT
dc.subjectRelatóriopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1.º Ciclopt_PT
dc.subjectPrimeiro Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoVâniaSilva.pdf
Size:
6.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: