Repository logo
 
Publication

Pedagogia ancestral: Uma investigação sobre existência e resistência da identidade da comunidade quilombola de Alto do Capim, Quixabeira-BA

dc.contributor.authorNascimento, Brenna
dc.contributor.authorCastro, Éden
dc.contributor.authorBrazão, Paulo
dc.date.accessioned2022-09-07T14:07:43Z
dc.date.available2022-09-07T14:07:43Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEste trabalho é fruto de uma pesquisa de natureza etnográfica realizada na comunidade Quilombola de Alto do Capim que buscou investigar: Como a pedagogia ancestral contribui para a preservação da identidade da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, em Quixabeira-BA? Para esta investigação foi necessário compreender como a pedagogia ancestral contribui para a existência e resistência da identidade da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, em Quixabeira-BA; compreender as relações entre pedagogia e ancestralidade; estabelecer a importância da pedagogia ancestral para a preservação da identidade das comunidades quilombolas; Conhecer a história da Comunidade Quilombola de Alto do Capim e discutir sobre os elementos que fomentam a pedagogia ancestral na comunidade quilombola de Alto do Capim. Portanto conclui-se que em se tratando da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, os processos de educação informal possuem fragilidades históricas e culturais, uma vez que há pouco autorreconhecimento da ancestralidade na comunidade.pt_PT
dc.description.abstractThis article is the result of an ethnographic research carried out in the Quilombola community of Alto do Capim that sought to investigate: How does an ancestral pedagogy contribute to the preservation of the identity of the Quilombola Community of Alto do Capim, in Quixabeira-BA? For this investigation it was necessary to understand how an ancestral pedagogy contributed to the existence and resistance of the identity of the Quilombola Community of Alto do Capim, in Quixabeira-BA; understand the relationships between pedagogy and ancestry; establish the importance of ancestral pedagogy for the preservation of the identity of quilombola communities; Get to know the history of the Quilombola Community of Alto do Capim and challenge the elements that foster ancestral pedagogy in the Quilombola community of Alto do Capim. Therefore, it is concluded that this is the Quilombola Community of Alto do Capim, the informal education processes have historical and cultural documents, since there is little self-recognition of ancestry in the community.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNASCIMENTO, B.; CASTRO, Éden de; BRAZÃO, P. Pedagogia ancestral: Uma investigação sobre existência e resistência da identidade da comunidade quilombola de Alto do Capim, Quixabeira-BA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022006, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9484. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9484. Acesso em: 7 set. 2022.pt_PT
dc.identifier.doi10.32930/nuances.v33i00.9484pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4581
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFaculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESPpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectAncestralidadept_PT
dc.subjectPedagogia ancestralpt_PT
dc.subjectPedagogypt_PT
dc.subjectAncestrypt_PT
dc.subjectAncestral pedagogypt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titlePedagogia ancestral: Uma investigação sobre existência e resistência da identidade da comunidade quilombola de Alto do Capim, Quixabeira-BApt_PT
dc.title.alternativePEDAGOGÍA ANCESTRAL: UNA INVESTIGACIÓN SOBRE LA EXISTENCIA Y RESISTENCIA DE LA IDENTIDAD DE LA COMUNIDAD QUILOMBOLA DE ALTO DO CAPIM, QUIXABEIRA-BAHIApt_PT
dc.title.alternativeANCESTRAL PEDAGOGY: AN INVESTIGATION INTO THE EXISTENCE AND RESISTANCE OF THE IDENTITY OF THE QUILOMBOLA COMMUNITY OF ALTO DO CAPIM, QUIXABEIRA-BAHIApt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.startPagee022006pt_PT
oaire.citation.titleNuances: Estudos sobre Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume33pt_PT
person.familyNameOliveira Nascimento
person.familyNameSantos de Castro
person.familyNameBrazão
person.givenNameBrenna Oliveira Nascimento
person.givenNameÉden
person.givenNameJosé Paulo Gomes
person.identifierBrazão, P.
person.identifier.ciencia-id0E13-0868-B5E2
person.identifier.orcid0000-0003-4650-3183
person.identifier.orcid0000-0002-3601-4899
person.identifier.orcid0000-0003-3575-4366
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6ac5cc31-e95d-4d6f-b963-0417a5120da5
relation.isAuthorOfPublication5972cd2a-9ed8-4541-877c-b0a662685ecf
relation.isAuthorOfPublication69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6ac5cc31-e95d-4d6f-b963-0417a5120da5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Pedagogia ancestral.pdf
Size:
365.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: