Publication
Pedagogia ancestral: Uma investigação sobre existência e resistência da identidade da comunidade quilombola de Alto do Capim, Quixabeira-BA
dc.contributor.author | Nascimento, Brenna | |
dc.contributor.author | Castro, Éden | |
dc.contributor.author | Brazão, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2022-09-07T14:07:43Z | |
dc.date.available | 2022-09-07T14:07:43Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Este trabalho é fruto de uma pesquisa de natureza etnográfica realizada na comunidade Quilombola de Alto do Capim que buscou investigar: Como a pedagogia ancestral contribui para a preservação da identidade da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, em Quixabeira-BA? Para esta investigação foi necessário compreender como a pedagogia ancestral contribui para a existência e resistência da identidade da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, em Quixabeira-BA; compreender as relações entre pedagogia e ancestralidade; estabelecer a importância da pedagogia ancestral para a preservação da identidade das comunidades quilombolas; Conhecer a história da Comunidade Quilombola de Alto do Capim e discutir sobre os elementos que fomentam a pedagogia ancestral na comunidade quilombola de Alto do Capim. Portanto conclui-se que em se tratando da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, os processos de educação informal possuem fragilidades históricas e culturais, uma vez que há pouco autorreconhecimento da ancestralidade na comunidade. | pt_PT |
dc.description.abstract | This article is the result of an ethnographic research carried out in the Quilombola community of Alto do Capim that sought to investigate: How does an ancestral pedagogy contribute to the preservation of the identity of the Quilombola Community of Alto do Capim, in Quixabeira-BA? For this investigation it was necessary to understand how an ancestral pedagogy contributed to the existence and resistance of the identity of the Quilombola Community of Alto do Capim, in Quixabeira-BA; understand the relationships between pedagogy and ancestry; establish the importance of ancestral pedagogy for the preservation of the identity of quilombola communities; Get to know the history of the Quilombola Community of Alto do Capim and challenge the elements that foster ancestral pedagogy in the Quilombola community of Alto do Capim. Therefore, it is concluded that this is the Quilombola Community of Alto do Capim, the informal education processes have historical and cultural documents, since there is little self-recognition of ancestry in the community. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, B.; CASTRO, Éden de; BRAZÃO, P. Pedagogia ancestral: Uma investigação sobre existência e resistência da identidade da comunidade quilombola de Alto do Capim, Quixabeira-BA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022006, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9484. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9484. Acesso em: 7 set. 2022. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.32930/nuances.v33i00.9484 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/4581 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia | pt_PT |
dc.subject | Ancestralidade | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia ancestral | pt_PT |
dc.subject | Pedagogy | pt_PT |
dc.subject | Ancestry | pt_PT |
dc.subject | Ancestral pedagogy | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Pedagogia ancestral: Uma investigação sobre existência e resistência da identidade da comunidade quilombola de Alto do Capim, Quixabeira-BA | pt_PT |
dc.title.alternative | PEDAGOGÍA ANCESTRAL: UNA INVESTIGACIÓN SOBRE LA EXISTENCIA Y RESISTENCIA DE LA IDENTIDAD DE LA COMUNIDAD QUILOMBOLA DE ALTO DO CAPIM, QUIXABEIRA-BAHIA | pt_PT |
dc.title.alternative | ANCESTRAL PEDAGOGY: AN INVESTIGATION INTO THE EXISTENCE AND RESISTANCE OF THE IDENTITY OF THE QUILOMBOLA COMMUNITY OF ALTO DO CAPIM, QUIXABEIRA-BAHIA | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.startPage | e022006 | pt_PT |
oaire.citation.title | Nuances: Estudos sobre Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 33 | pt_PT |
person.familyName | Oliveira Nascimento | |
person.familyName | Santos de Castro | |
person.familyName | Brazão | |
person.givenName | Brenna Oliveira Nascimento | |
person.givenName | Éden | |
person.givenName | José Paulo Gomes | |
person.identifier | Brazão, P. | |
person.identifier.ciencia-id | 0E13-0868-B5E2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4650-3183 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3601-4899 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3575-4366 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6ac5cc31-e95d-4d6f-b963-0417a5120da5 | |
relation.isAuthorOfPublication | 5972cd2a-9ed8-4541-877c-b0a662685ecf | |
relation.isAuthorOfPublication | 69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6ac5cc31-e95d-4d6f-b963-0417a5120da5 |