Repository logo
 
Publication

O aluno universitário e a pessoa com necessidades especiais: percepções sobre a prática de voluntariado

dc.contributor.authorLourenço, Luz
dc.contributor.authorCâmara, Ester
dc.contributor.authorLuís, Lia
dc.contributor.authorAntunes, Ana P.
dc.date.accessioned2020-11-09T14:14:12Z
dc.date.available2020-11-09T14:14:12Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO ensino superior deve proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de competências profissionais e o desenvolvimento de competências transversais, ambas valorizadas pelo atual mercado de trabalho. O voluntariado afigura-se como uma prática potenciadora do desenvolvimento destas competências, pelo que algumas universidades têm incentivado os seus alunos a uma participação social mais ativa em áreas diversas. Neste trabalho procuramos perceber a importância da prática de voluntariado no ensino superior para a formação profissional, desenvolvimento pessoal e atitude dos alunos face à pessoa com necessidades especiais. Participaram no estudo 2 estudantes universitários (1 homem e 1 mulher), voluntários numa associação dedicada às perturbações do desenvolvimento. Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada e organizados com recurso a análise de conteúdo. Os resultados sugerem que a prática de voluntariado representa ganhos para o voluntário e para a população com necessidades especiais, bem como coloca desafios associados ao desempenho. Além disso, revelam a presença de motivação intrínseca e extrínseca para o início e continuação dessa atividade e traduzem o potencial desta prática na promoção da inclusão. Estes dados são discutidos e apresentam-se algumas considerações que podem servir como ponto de partida para investigações futuras.pt_PT
dc.description.abstractHigher education must provide opportunities for students not only to develop professional skills but also soft skills, both valued by the current labor market. As voluntary work seems to facilitate the development of these skills, some universities have encouraged their students to have a more active social participation in several areas. In this paper we analyse the importance of voluntary work in higher education for professional training, personal development and the attitude of students towards people with special needs. The participants were 2 college students (1 man and 1 woman), volunteers at an association focused on developmental disorders. The data were collected through semi-structured interviews and were organized using content analysis. The results suggest that voluntary work denotes gains for the volunteer and for people with special needs, and also challenges the performance of the volunteer. In addition, the results reveal the presence of intrinsic and extrinsic motivation for the beginning and for the continuity of volunteering, and they reveal the potential of this social practice in the promotion of inclusion. These data are discussed and are presented some reflections that can be considered in future studies.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLourenço, L., Câmara, E., Luís, L., & Antunes, A. P. (2016). O aluno universitário e a pessoa com necessidades especiais: percepções sobre a prática de voluntariado. AMAzônica, 18(2), 57-81.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2961
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectVoluntariadopt_PT
dc.subjectAluno universitáriopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectNecessidades especiaispt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectVolunteeringpt_PT
dc.subjectCollege studentpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectSpecial needspt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleO aluno universitário e a pessoa com necessidades especiais: percepções sobre a prática de voluntariadopt_PT
dc.title.alternativeCollege students and people with special needs: perceptions about volunteering practicept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceManaus (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage81pt_PT
oaire.citation.startPage57pt_PT
oaire.citation.titleAMAzônicapt_PT
oaire.citation.volume18(2)pt_PT
person.familyNameMarques Câmara
person.familyNameAntunes
person.givenNameEster do Carmo
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id5315-A311-F154
person.identifier.orcid0000-0002-7850-6859
person.identifier.orcid0000-0002-3336-7867
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication14bbf45a-f3de-432b-bf3a-877cb57ea8c7
relation.isAuthorOfPublicationcd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery14bbf45a-f3de-432b-bf3a-877cb57ea8c7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O aluno universitário e a pessoa com necessidades especiaisAnaAntunes.pdf
Size:
443.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format