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Fostering climate change awareness: harnessing adult-child interactions in an educational game

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
dc.contributor.advisorDionísio, Mara Sofia Gomes
dc.contributor.advisorBala, Paulo Alexandre Câmara
dc.contributor.authorSpínola, Joana Filipa Gomes
dc.date.accessioned2025-06-05T13:41:48Z
dc.date.available2025-06-05T13:41:48Z
dc.date.issued2025-04-22
dc.description.abstractÀ medida que as alterações climáticas tornam-se uma preocupação crescente, métodos eficazes de educação ambiental são essenciais para promover a consciencialização e ação. Uma das for mas de alcançar esse objetivo é através dos jogos educacionais; em particular, identificámos uma oportunidade fundamental na interação entre adultos e crianças para estimular discussões sobre sustentabilidade e alterações climáticas. Assim, este trabalho apresenta o design, desenvolvimento e avaliação de Mystiria, um jogo sério colaborativo concebido para facilitar interações significati vas entre adultos e crianças, ao mesmo tempo que sensibiliza para a sustentabilidade e alterações climáticas. Através de três mini-jogos assimétricos - focados na gestão de água, eletricidade e reci clagem - o jogo promove trabalho em equipa e comunicação num ambiente cativante e divertido. O contexto do jogo foi adaptado à Ilha da Madeira, uma vez que investigação prévia sugere que a incorporação de um contexto local aumenta a probabilidade da compreensão do tema. O jogo foi avaliado por crianças (6 - 10 anos) - considerada uma idade ideal para a aprendizagem de conceitos importantes - e adultos (pais). Através de uma colaboração com a Divisão da Conservação da Natureza e Alterações Climáticas do Funchal, o protótipo será posteriormente avaliado por profissionais das áreas de educação e sustentabilidade, com a possibilidade de ser integrado no currículo escolar. Os resultados da avaliação indicam que os componentes assimétricos de jogo - onde cada jogador desempenha tarefas distintas, mas interligadas - contribuíram significativamente para o envolvi mento e a diversão dos participantes. Os jogadores reportaram que a necessidade de comunicar para serem bem sucedidos melhorou a colaboração e transferência de conhecimento intergeracional. Adicionalmente, com os questionários e interações promovidas pelas narrativas, o jogo revelou-se eficaz em promover discussões sobre sustentabilidade. Este estudo destaca a eficácia de jogos sérios colaborativos em promover diálogo intergeracional sobre sustentabilidade e alterações climáticas, demonstrando o potencial destes jogos para reforçar a educação ambiental.por
dc.description.abstractAs climate change becomes an increasing concern, effective environmental education methods are essential to bring awareness and action. One of the ways to do so is through educational games; in particular, we have identified a key opportunity for leveraging adult-child interactions to foster discussions of sustainability and climate change. As such, this work presents the design, devel opment and evaluation of Mystiria, a collaborative serious game meant to facilitate meaningful interactions between adults and children while raising awareness about sustainability and climate change. Through three asymmetric mini-games - focused on water management, electricity and recycling - the game promotes teamwork and communication in an engaging and fun environment. The game’s context is tailored to Madeira Island, as previous research suggests that incorpo rating local context has better chances of increasing the player’s understanding on the topic. The game has been evaluated by children (6 - 10 years old) - considered an optimal age for learning important concepts - and adults (parents). Through a collaboration with the Divisão da Conser vação da Natureza e Alterações Climáticas of Funchal, the prototype will later be evaluated by professionals in the fields of education and sustainability, with the potential of being integrated in the educational curriculum for schools. Findings from the evaluation indicate that the asymmetric components of the gameplay - where each player has distinct yet correlated tasks - significantly contributed to user engagement and enjoyment. Participants reported that the required communication in order to succeed enhanced the collaboration and intergenerational knowledge transfer. Additionally, during quizzes and narrative driven interactions, the game facilitated discussions on sustainability. This research highlights the effectiveness of collaborative serious games in fostering intergen erational discussions on sustainability and climate change, demonstrating the potential of these games to enhance environmental education.eng
dc.identifier.tid203950178
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7296
dc.language.isoeng
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectInteração adulto-criança
dc.subjectEducação sobre alterações climáticas
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectComunicação e colaboração
dc.subjectJogo assimétrico
dc.subjectAdult-child interaction
dc.subjectClimate change education
dc.subjectSustainability
dc.subjectCommunication and collaboration
dc.subjectAsymmetric play
dc.subjectScience degree in Informatics Engineering
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
dc.titleFostering climate change awareness: harnessing adult-child interactions in an educational gameeng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMaster of Science degree in Informatics Engineering

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