Publication
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lopes, Helder Manuel Arsénio | |
dc.contributor.author | Pestana, Luís Carlos Gouveia | |
dc.date.accessioned | 2016-07-20T13:47:09Z | |
dc.date.available | 2016-11-20T01:30:09Z | |
dc.date.issued | 2013-11 | |
dc.description.abstract | Pretende-se, com o presente relatório, apresentar e analisar criticamente todo o processo de estágio pedagógico, inserido no 2º Ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Universidade da Madeira, que decorreu na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, no ano letivo 2012/2013. Neste documento abrangemos as diversas atividades, que não devem ser vistas de forma dissociada, expressas nas linhas programáticas do estágio pedagógico: Prática Letiva; Atividades de Integração no Meio; Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e Atividades de Natureza Científico-Pedagógica. O processo da Prática Letiva apresentou-se como a componente do estágio pedagógico que exigiu maior capital de tempo na gestão permanente do processo de ensino-aprendizagem, mediante a sua planificação, realização e avaliação/controlo, bem como a assistência às aulas do colega estagiário. As Atividades de Intervenção no Meio, designadamente, a Caracterização da Turma, o Estudo de Caso (relacionado com o comportamento de indisciplina de um aluno) foram desenvolvidas com o propósito de adquirir um conhecimento mais aprofundado da turma, enquanto a Ação de Extensão Curricular configurou-se como um importante processo de aprendizagens, de planeamento de atividades, para os alunos e ainda de promoção de inter-relações entre alunos, encarregados de educação e professores. A Atividade de Intervenção na Comunidade Escolar foi articulada com a dinâmica da festa de natal da escola procurando, sobretudo, apresentar uma conjuntura que permitisse envolver todos os intervenientes do contexto escolar. As Atividades de Natureza Científico-Pedagógica foram dinamizadas procurando desenvolver as competências de investigação, partilha e debate de conhecimentos adquiridos e desenvolvidos, ao longo do processo de estágio pedagógico, tendo por base as problemáticas identificadas durante a Prática Letiva, mais precisamente a Heterogeneidade (individual) e a Avaliação em Educação Física (coletiva). O estágio pedagógico concretizou-se num processo global que nos possibilitou uma intervenção revestida de uma natureza eclética. As experiências e vivências em contexto pedagógico real contribuíram para a aquisição de importantes conhecimentos e competências pedagógicas que nos permitem atuar, neste momento, com maior eficácia. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1215 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Relatório de estágio | pt_PT |
dc.subject | Desporto | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Estágio pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Heterogeneidade | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório apresentado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |