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Abstract(s)
O estudo comparatista incidirá nas representações da Guerra Colonial e Civil em
Moçambique nas ficções A Costa dos Murmúrios (1988), de Lídia Jorge e Terra Sonâmbula (1992), de Mia Couto, explorando a noção de literatura de testemunho. A memória é o mecanismo de construção da identidade cindida e processo de crítica
histórico-social e cultural, sublinhando os silenciados e os não-ditos da História Oficial.
Em ambos os romances, analisaremos os choques de identidades culturais das principais personagens desde o período da colonização até à independência de Moçambique, insistindo nas personagens que assumem um papel de denúncia e de testemunha da História, construindo uma contra-leitura do História oficial. Refletiremos como as
personagens centrais – Eva Lopo e Kindzu – denunciam o poder hegemónico ao
ironizarem o papel dos anti-heróis. A narração de Eva Lopo e Kindzu reescreve as
parábolas dos gafanhotos, o dilúvio, insistindo nos relatos do fim do mundo e nos
testemunhos do inumano. Eva Lopo e Kindzu representam o regresso de Xerazade, dado
que narram para criar consciência crítica e diferir a morte da memória numa perspetiva
regeneradora da escrita.
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Memória Testemunho Anamnese Resistência Parábola Xerazade A costa dos murmúrios Terra sonâmbula Estudos Linguísticos e Culturais . Centro de Artes e Humanidades