Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O cinema como parceiro dialógico: Tudo sobre minha mãe e a discussão sobre gênero, sexualidade e diversidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
4-DI-CAMARGO-JUNIOR-E-RIBEIRO-55-64 (1).pdf607.18 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Tendo em vista os estudos bakhtinianos, encaramos o objeto fílmico como um importante parceiro dialógico. Assim, ao se reconhecer o cinema como produtor de discursos, a análise fílmica aparece como elemento de relevância na sociedade contemporânea, já que nossas sociedades contemporâneas são bombardeadas, diariamente, por turbilhões de imagens. Dessa forma, elegemos o filme Tudo sobre minha mãe, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, como mola propulsora de reflexões sobre gênero, sexualidade e diversidade. É através da alteridade, a qual se efetiva por meio do reconhecimento do objeto fílmico como o Outro com quem se dialoga, que tais reflexões encontram solo fértil para germinar.
In view of Bakhtinian studies, we regard the filmic object as an important dialogical partner. Thus, when recognizing cinema as a discourse producer, film analysis appears as an element of relevance in contemporary society, since our contemporary societies are bombarded, daily, by eddies of images. In this way, we chose the film All about my mother, by spanish filmmaker Pedro Almodóvar, as the driving force behind reflections on gender, sexuality, and diversity. It is through otherness, which takes effect through the recognition of the filmic object as the Other with whom we dialogue, that such reflections find fertile soil to germinate.

Description

Keywords

Cinema Tudo sobre minha mãe Pedro Almodóvar Género Sexualidade Diversidade Gender Sexuality Diversity . Faculdade de Artes e Humanidades

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Madeira

CC License

Altmetrics