Publication
Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de Faial
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Correia, Fernando Luís de Sousa | |
dc.contributor.author | Camacho, Joana Luísa Vieira | |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T15:32:17Z | |
dc.date.available | 2016-04-03T00:30:10Z | |
dc.date.issued | 2013-11 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio enquadra-se numa abordagem descritiva e reflexiva da ação educativa de um percurso experienciado em dois contextos escolares diferentes, o 1.º Ciclo do Ensino Básico, com crianças com idades compreendidas entre os sete e os oito anos, e a Educação Pré-Escolar, com idades entre os três e os seis anos, inserido no 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a realização deste, procedeu-se à consulta de pressupostos teóricos que sustentaram as estratégias adotadas e à caracterização dos contextos em que se inseriram os estágios. O estágio foi sustentado numa metodologia de observação participante, com características de uma investigação-ação, adotando uma natureza qualitativa, que contribuíram para a construção de conhecimentos e pesquisa de respostas que se colocaram durante a ação. Para tal, recorreu-se a estratégias de ensino-aprendizagem, suportadas por planificações e reflexões críticas semanais, baseando-se nos instrumentos de recolha de dados (registos fotográficos, notas de campo reflexivas e descritivas, produções orais e escritas das crianças/alunos, conversas informais e análise de documentos), que sustentaram as opções pedagógicas utilizadas durante a intervenção, onde pôde-se verificar algumas inferências relativamente às características das crianças/alunos, assim como aos seus ritmos de aprendizagem. Após o termo da intervenção educativa, fez-se a avaliação geral do grupo/turma e, no caso da Educação Pré-Escolar, também de uma criança em particular, em que pôde-se constatar que a utilização de diferentes metodologias que considerem as crianças e atendem à sua participação, tiveram efeitos positivos no seu desenvolvimento e no sucesso das suas aprendizagens. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201175720 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1078 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Intervenção educativa | pt_PT |
dc.subject | Opções pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Prática reflexiva | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de Faial | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |