Repository logo
 
Publication

Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico

dc.contributor.authorLopes, Helder
dc.contributor.authorPrudente, João
dc.contributor.authorVicente, António
dc.contributor.authorFernando, Catarina
dc.date.accessioned2019-05-23T11:06:42Z
dc.date.available2019-05-23T11:06:42Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractAfirmar-se a permanência da mudança passou a ser banalidade. Mas é real. O pior é que, frequentemente, não passa de um pretexto para deixar tudo na mesma. Hoje, não há resposta para muitos dos problemas que se colocam mas, paradoxalmente, não se rentabiliza o conhecimento e os meios disponíveis. É necessário que o ensino superior esteja na vanguarda de uma mudança coerente sendo, por isso, essencial “jogar” de forma articulada “em vários tabuleiros” em simultâneo. Neste trabalho analisamos algumas das disfuncionalidades do actual sistema e equacionamos possibilidades de operacionalização da mudança ao nível do acesso ao ensino superior, das estruturas organizacionais, da investigação, da avaliação e debruçamo-nos, mais em pormenor, sobre a estrutura das aulas, pois é necessário deixar de ter uma formação centrada, fundamentalmente, no ensino, para passar a ter uma maior preocupação com a aprendizagem. No fundo, passar da reprodução para a produção. Não basta, por isso, fazer acertos pontuais, introduzir novos conteúdos e matérias, utilizar umas tecnologias, fazer uns regulamentos e normas. É necessário a mudança do quadro de referência. Defendemos, assim, uma mudança de lógica, ou seja, uma mudança de paradigma, no sentido que lhe dá Thomas Kuhn.pt_PT
dc.description.abstractBe stated permanence of change has become commonplace. But it is real. What's worse is that often is no more than a pretext to leave everything the same. Today, there is no answer to many of the problems that arise but, paradoxically, the knowledge and resources available are not used toward to make real the change. It is necessary that higher education be at the forefront of a coherent change and is therefore essential "play" in an articulated way "in several trays" simultaneously. We examined some of the dysfunctions of the current system and we make the evaluation of the possibilities for conducting change concerning to access to higher education, organizational structures, research, evaluation, and we look more in detail about the structure of classes, for it is necessary to leave to have a training focused primarily on education to go on to have a greater concern with learning. In other words, move from repetition to the production. And that is why, that do not just make piecemeal amendments, introducing new content and issues, using some technologies, do rules and standards. Changing the frame of reference is required. Thus, we advocate a change of logic, i.e., a paradigm shift in the sense that Thomas Kuhn gives.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLopes, H., Prudente, J., Vicente, A., & Fernando, C. (2014). Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 1(5), 55-60.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2372
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherSociedade Científica de Pedagogia do Desportopt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectMudançapt_PT
dc.subjectProcesso pedagógicopt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectChangept_PT
dc.subjectPedagogical processpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleUma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage60pt_PT
oaire.citation.startPage55pt_PT
oaire.citation.titleRevista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desportopt_PT
oaire.citation.volume1(5)pt_PT
person.familyNameLopes
person.familyNamePrudente
person.familyNameFernando
person.givenNameHelder
person.givenNameJoão Filipe
person.givenNameCatarina
person.identifier667547
person.identifier.ciencia-idFD17-8CA1-0ACF
person.identifier.ciencia-idB01E-9F7E-02C9
person.identifier.orcid0000-0002-1388-9473
person.identifier.orcid0000-0003-1247-6017
person.identifier.orcid0000-0002-8330-9315
person.identifier.ridH-7949-2015
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b
relation.isAuthorOfPublication0195e916-b334-4105-861f-5481fdc80613
relation.isAuthorOfPublicationf1f3e888-fd14-47f3-8fa6-dc40d271602d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf1f3e888-fd14-47f3-8fa6-dc40d271602d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Uma Mudança Coerente no Ensino SuperiorHelderLopes.pdf
Size:
211.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: