Repository logo
 
Publication

Educação e política. O legado freiriano no palimpsesto reformista em Portugal (2016-2020)

dc.contributor.authorPereira, Gorete
dc.contributor.authorGouveia, Fernanda
dc.contributor.authorGouveia, Ana Isabel
dc.contributor.authorFraga, Nuno
dc.contributor.authorSilva, Sofia
dc.date.accessioned2023-01-05T09:25:42Z
dc.date.available2023-01-05T09:25:42Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO presente artigo assume no legado do pensamento de Paulo Freire o mosaico de temas geradores capazes de transformar a cara da escola. Adentrando em quatro das suas principais obras, a Pedagogia do Oprimido, a Pedagogia da Autonomia, Política e Educação e Extensão ou Comunicação, procuramos compreender as re presentações dos seus princípios pedagógicos, curriculares e valorativos na cons trução da política educativa em Portugal, em particular aquela que se apresenta no discurso jurídico-normativo que trespassa a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, os Decretos- -Lei n.º 54 e n.º 55 de 2018 e o Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M. Portanto, procedeu-se a um estudo exploratório, de natureza qualitativa assente na análise de conteúdo da legislação referenciada. Procurou-se compreender a narrativa po lítica sobre educação em Portugal na interiorização dos seguintes temas geradores freirianos: educação problematizadora; pensamento crítico; conscientização; cida dania; democracia; inclusão e esperançapt_PT
dc.description.abstractThis paper has, in the legacy of Paulo Freire’s thought, the mosaic of creative themes capable of transforming the face of the school. We went into four of his main works, Pedagogy of the Oppressed, Pedagogy of Autonomy, Politics and Edu cation and Extension or Communication and we tried to understand the represen tations of his pedagogical, curricular and valuative principles in the construction of educational policy in Portugal, especially that which you can find in the legal-nor mative discourse that runs through the National Citizenship Education Strategy, the Students Profile by the End of Compulsory Schooling, Decree-Laws 54 and 55 of 2018 and Regional Decree Law 11 2020/M. Therefore, an exploratory study of a qualitative nature was made based on the content analysis of the referenced legislation. We tried to understand the political narrative about education in Portugal on the following themes that generated Frei re: problematizing education; critical thinking; awareness; citizenship; democracy; inclusion and hope.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2022pereiragouveiapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4881
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)pt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPaulo Freirept_PT
dc.subjectPolítica educativapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectPesquisa qualitativapt_PT
dc.subjectEducational policypt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectQualitative researchpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleEducação e política. O legado freiriano no palimpsesto reformista em Portugal (2016-2020)pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage243pt_PT
oaire.citation.startPage230pt_PT
oaire.citation.titlePaulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021)pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNamePereira
person.familyNameGouveia
person.familyNameGouveia
person.familyNameFraga
person.familyNameCastro Silva
person.givenNameGorete
person.givenNameMaria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
person.givenNameIsabel
person.givenNameNuno
person.givenNameSofia Micaela
person.identifier.ciencia-idF011-DC6A-C754
person.identifier.ciencia-idB71C-B6FF-CB6B
person.identifier.ciencia-id8115-DF40-D540
person.identifier.orcid0000-0002-1804-8104
person.identifier.orcid0000-0001-8354-5046
person.identifier.orcid0000-0002-8488-5453
person.identifier.orcid0000-0002-3382-6357
person.identifier.orcid0000-0002-4649-307X
person.identifier.scopus-author-id57210292740
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622
relation.isAuthorOfPublication78799a45-0439-4121-bac7-e46485f897b2
relation.isAuthorOfPublication394ea8b8-0d46-435b-a5e0-e6445f79cd30
relation.isAuthorOfPublication11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43
relation.isAuthorOfPublication3ab9769d-2ba2-4b3d-af12-c473e22abf6f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery592f6020-4561-4e54-8380-8b2397555622
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educação e Política. O legado freiriano no palimpsesto reformista em Portugal (2016-2020).pdf
Size:
200.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: