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Designing applications for bigger multi-touch displays

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Abstract(s)

This project intended to create a relevant application for the users of the Madeira Airport. They needed new ways of communication and interaction with their passengers. It could have been developed an application for a mobile device, such as a smartphone or a tablet that would allow the users of the Airport to communicate and interact with it differently. However, they had these bigger multi-touch devices, also known as kiosks that were not being used to their fullest potential. With that, it was given the task to make better use of these bigger devices, and develop the application for it. Upon starting the project, the first challenge that appeared was a clear lack of standardization when it comes to designing applications for these bigger multi touch devices. Besides the lack of standardization, there is not a lot of user experience. It cannot be expected that the user will transition easily, nor smoothly, from the common touch devices (smartphones and tablet) to a touch platform of bigger dimensions. The touch technology is not something out of the ordinary nowadays, nor is for the user to interact using this so called natural way, so some of the experience from the smaller devices can be reused, but the interaction with kiosks has to be carefully designed, because all of its limitations need to be taken into account. In particular the biggest limitation of these kiosks was the surface of the screen. It created a lot of friction therefore not allowing easy drag gestures. There is also the actual size factor of the device itself. Working on a bigger scale brought up important and interesting interaction design aspects that had to be solved. This document describes all the design work done for the kiosk application. It covers the methods and the decisions that were made so that all the work done for it can replicated and applied to other projects. From user interfaces to interaction design, different screen modes, graphical development and some programming, everything is explained throughout this document.
Este foi um projecto que tinha o objectivo de criar uma aplicação que fosse relevante para os utilizadores do aeroporto da Madeira. Era importante para o aeroporto da Madeira ter novas formas de comunicação e interação com os seus passageiros. Para este projecto poderia ser desenvolvida uma aplicação para ser utilizada em dispositivos móveis como smartphones ou tablets. Esta aplicação iria permitir novas formas de interação e comunicação com os passageiros. Contudo, no aeroporto existiam dispotivos multi-toque de grandes dimensões, também conhecidos como kiosks, que não estavam a ser utilizados ao seu máximo potencial. Tendo isso em conta, foi lançado o desafio de desenvolver uma aplicação para ser usada nos kiosks, tirando assim partido dos equipamentos. No início do projecto o primeiro desafio que apareceu foi a falta de standards no que toca a desenvolver e desenhar aplicações para este tipo de dispositivos multi-toque de grandes dimensões. Para além da falta de standards, também não existe experiência de utilização por parte dos utilizadores. Não podia ser esperado que os utilizadores transicionacem facilmente dos dispositivos de toque mais comuns (smartphones e tablets) para uma plataforma de toque de grandes dimensões. A tecnologia de multi-toque não é algo fora do normal nos dias de hoje, por isso alguma experiência de utilização dos dispositivos de toque mais pequenos pode ser reutilizada, mas a interação com os kiosks tem de ser desenhada tendo em especial atenção todas as suas limitações. A maior limitação encontrada nestes kiosks foi a superficie do ecrã. O material não permitia gestos suaves devido ao atrito. Havia também o factor do tamanho do dispositivo. Trabalhar numa escala tão grande como esta fez com que surgissem questões de desenho muito importantes e interessantes que tiveram de ser resolvidos. Este documento descreve todo o trabalho de desenho feito para esta aplicação desenvolvida para o kiosk. São abordados os métodos e as decisões tomadas, para que todo o trabalho feito possa vir a ser replicado e aplicado em projectos da mesma natureza. Desde interfaces de utilizador, desenho de interação, diferentes modos de ecrã, desenvolvimento gráfico e alguma programação, tudo isto é explicado ao longo do documento.

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Keywords

Multi-toque Kiosk Espaço público Desenho Interface de utilizador Interação Multi-touch Public space Design User interface Interaction Engenharia Informática . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia

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