Publication
Relatório do estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gouveia, Élvio Rúbio Quintal | |
dc.contributor.author | Pereira, Marco André Câmara | |
dc.date.accessioned | 2016-07-20T10:52:11Z | |
dc.date.available | 2016-08-20T00:30:08Z | |
dc.date.issued | 2013-11 | |
dc.description.abstract | O Estágio Pedagógico assumiu-se como um marco de extrema relevância, no processo da formação docente, por possibilitar a aplicação dos conteúdos teóricos em contexto real de ensino. O presente relatório teve por objetivos, a reportagem e a reflexão das experiências vivenciadas nas quatro áreas de intervenção: (1) a prática letiva; (2) as atividades de integração no meio; (3) a atividade de intervenção na comunidade escolar; (4) as atividades de natureza científico-pedagógica. O Estágio Pedagógico teve lugar na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo de 2012/2013. A prática letiva teve por base uma metodologia assente no diagnóstico, prescrição e controlo, na gestão do processo de ensino/aprendizagem de uma turma do 7ºano. O processo de assistência às aulas foi fundamental no desenvolvimento de um conjunto de competências, decorrentes do contexto real de ensino, que permitiram melhorar a intervenção pedagógica. As atividades de intervenção no meio foram constituídas pelas atividades de direção de turma (Caraterização da Turma e Estudo de Caso), que possibilitaram um conhecimento aprofundado da turma, e pela atividade de extensão curricular que permitiu potenciar a relação entre os diversos agentes intervenientes no contexto de turma, através da exploração de temáticas como a interdisciplinaridade e o combate ao desemprego. A atividade de intervenção na comunidade escolar possibilitou a criação de contextos de prática de atividade física, para toda a comunidade educativa, assumindo um papel de destaque na promoção de estilos de vida saudáveis e no combate ao Sedentarismo. Os Jogos Desportivos Coletivos constituíram-se como a temática de base na discussão inerente às ações de natureza científico-pedagógica, tanto ao nível da sua abordagem metodológica (individual), como ao nível da avaliação em contexto escolar (coletiva). Os desafios decorrentes destas atividades solicitaram a nossa capacidade de gestão e adaptação, fazendo do Estágio Pedagógico, um momento de extrema importância na nossa formação. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1214 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Relatório de estágio | pt_PT |
dc.subject | Desporto | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Estágio pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório do estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |