Repository logo
 
Publication

Emoções e resiliência em docentes do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.advisorGarcês, Soraia Fernandes
dc.contributor.authorFernandes, Maria Carolina Silva
dc.date.accessioned2020-01-21T14:23:43Z
dc.date.available2020-01-21T14:23:43Z
dc.date.issued2019-11-27
dc.description.abstractAs emoções têm como função primordial a adaptação pois permitem desenvolver estratégias de resolução de problemas para futuras situações. Por outro lado, a resiliência está relacionada com a capacidade de cada indivíduo reunir um conjunto de estratégias eficazes com o intuito de prevenir, superar ou minimizar o impacto de eventos traumáticos. Desta feita, a presente investigação pretende estudar as emoções e os níveis de resiliência em docentes que lecionam o 2.º e o 3.º ciclo em escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM). A amostra é não probabilística, de conveniência e reuniu 228 participantes, com idades compreendidas entre os 26 e os 61 anos. No que toca aos instrumentos utilizados, foi aplicada a TMMS-24 (Trait Meta-Mood Scale) adaptada por Fernández-Berrocal et al (2004) e a Escala de Resiliência (MSR -Measuring State Resilience) adaptada e validada para a população portuguesa por Helena Martins (2005). Os resultados permitiram concluir que: existe correlação entre as variáveis preditoras em estudo; os docentes do sexo feminino demonstraram uma maior tendência na compreensão das emoções e resiliência; os professores do 3.º Ciclo exibiram maior atenção às emoções, necessidade de reparação e níveis superiores de resiliência comparativamente aos professores do 2.º Ciclo; os docentes com mais de 20 anos de serviço apresentaram maior atenção às emoções, enquanto que, os professores com menos de 20 anos de serviço demonstraram maior reparação das emoções e consequentemente maior resiliência; professores abaixo dos 45 anos de idade apresentaram maior atenção às emoções, maior resiliência e uma necessidade de reparação do seu estado emocional.pt_PT
dc.description.abstractEmotions it has as its primary function the adaptation because it allows the development of problem solving strategies for future situations. In this sense, resilience is related to the individual's ability to put together a set of effective strategies in order to prevent, overcome or minimize the impact of traumatic events. This research aims to investigate the emotions and levels of resilience of teachers who teach the 2nd and 3rd cycles in schools in the Autonomous Region of Madeira. The sample is non-probability by convenience with 228 participants, with ages between 26 and 61 years old. About instruments used, TMMS-24 (Trait Meta-Mood Scale) adapted by Fernández-Berrocal et al (2004) and the MSR (Mesting State Resilience) adapted and validated for the Portuguese population by Helena Martins (2005) were applied. The results allowed us to conclude that: there is a correlation between the predictor variables under study; female teachers showed a greater tendency to understand emotions and resilience; teachers in the 3rd cycle showed greater attention to emotions, need for repair and higher levels of resilience compared to 2nd cycle teachers. Teachers with more than 20 years of service showed more attention to emotions, while teachers with less than 20 years of service showed more repair of emotions and consequently more resilience; teachers under 45 years of age showed more attention to emotions, more resilience and a need for repair of their emotional state.pt_PT
dc.identifier.tid202368033pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2686
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subject2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectResiliencept_PT
dc.subjectEmotional intelligencept_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subject2nd and 3rd Cycles of Basic Educationpt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleEmoções e resiliência em docentes do 2º e 3º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCarolinaFernandes.pdf
Size:
780.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: