Repository logo
 
Publication

A hegemonia da cultura escolar

dc.contributor.authorMendonça, Alice
dc.date.accessioned2024-02-09T11:06:40Z
dc.date.available2024-02-09T11:06:40Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractUma vez que a origem social é habitualmente determinada pelo nível económico do agregado familiar, abordam-se autores que investigaram a influência das condições económicas dos estudantes no respetivo desempenho escolar, enfatizando-se o(s) percurso(s) daqueles que são provenientes dos grupos sociais mais desfavorecidos e a quem a instituição escolar se impõe enquanto organização social hegemónica, certificadora de conhecimentos. A metodologia deste trabalho decorreu num paradigma exclusivamente qualitativo e teve como fontes privilegiadas publicações decorrentes de investigações sobre essa temática. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível concluir que as condições e as aptidões certificadas numa ótica de hegemonia escolar têm bastante impacto no desempenho escolar dos estudantes, nomeadamente a produção de desigualdades de aproveitamento escolar. Concluiu-se da necessidade de uma transformação que permita uma educação mais democrática e equitativa que valorize a diversidade social.pt_PT
dc.description.abstractSince social origin is usually determined by the economic level of the household, authors who investigated the influence of students' economic conditions on their respective school performance are approached, emphasizing the path(s) of those who come from disadvantaged social groups and to whom the school institution imposes itself as a hegemonic social organization, certifying knowledge. The methodology of this work took place in an exclusively qualitative paradigm and had publications resulting from investigations on this subject as privileged sources. From the bibliographical research it was possible to conclude that the conditions and aptitudes certified in a perspective of school hegemony have a great impact on the academic performance of students, namely the production of inequalities in school performance. It was concluded that there is a need for a transformation that allows for a more democratic and equitable education that values social diversity.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citation: Mendonça, A. (2023). A hegemonia da cultura escolar. Revista Tempos e Espaços em Educação, 16(35), e18985. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18985pt_PT
dc.identifier.doi10.20952/revtee.v16i35.18985pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5545
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectDesigualdades de aproveitamentopt_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectHegemonia da cultura escolarpt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectUse inequalitiespt_PT
dc.subjectFamiliespt_PT
dc.subjectHegemony of school culturept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA hegemonia da cultura escolarpt_PT
dc.title.alternativeThe hegemony of school culturept_PT
dc.title.alternativeHegemonía de la cultura escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Cristóvão (Brasil)pt_PT
oaire.citation.issue35pt_PT
oaire.citation.startPagee18985pt_PT
oaire.citation.titleRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume16pt_PT
person.familyNameMendonça
person.givenNameAlice
person.identifier.ciencia-id7611-08D9-161C
person.identifier.orcid0000-0001-9726-9222
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2f0cddf1-30fb-4ce1-b86d-062d4223f2b0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2f0cddf1-30fb-4ce1-b86d-062d4223f2b0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A hegemonia da cultura escolar.pdf
Size:
343.07 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: