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Inovação pedagógica na Escola Waldorf Anael: posssibilidade ou realidade?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFino, Carlos Manuel Nogueira
dc.contributor.advisorRomanelli, Rosely Aparecida
dc.contributor.authorAraujo, Ana Carolina Novaes de
dc.date.accessioned2015-11-24T10:27:10Z
dc.date.available2015-11-24T10:27:10Z
dc.date.issued2015-10-21
dc.description.abstractEsta dissertação é resultado de uma etnografia realizada na Escola Waldorf Anael, localizada em Várzea da Roça – BA, com o objetivo de investigar as peculiaridades em diferentes níveis e aspectos que envolvem a mesma, a fim de verificar se a inovação em suas práticas pedagógicas é uma possibilidade ou realidade. A mesma está dividida em duas partes, sendo a primeira a fundamentação teórica, dividida em três capítulos: 1- Um olhar sobre a sociedade atual e a educação sob o prisma da complexidade; 2 - Inovação Pedagógica -uma paradigma educacional necessário; 3 - Pedagogia Waldorf - uma proposta de educação do indivíduo como um todo, para a liberdade. A segunda parte do trabalho consta da apresentação da metodologia, descrição do locus e sujeitos e a análise dos dados obtidos através de três categorias - uma formação além do paradigma fabril, uma formação baseada na experiência concreta e uma formação que favorece a criatividade; por fim, na quarta parte do trabalho está contida a conclusão. Ao término deste trabalho foi possível responder ao problema inicial da mesma que era verificar se a Inovação Pedagógica na Escola Waldorf Anael era uma possibilidade ou realidade. Com base nos dados obtidos e analisados, sustentados pelos princípios teóricos de Fino (2001, 2007, 2008, 2011), Papert (1995, 2008), Jesus (2000, 2002), Brazão (2008), Vygotsky (2003), Freire (2005, 2007), Toffler (1970), ao término deste trabalho foi possível afirmar que Inovação Pedagógica naquela instituição de ensino é uma realidade.pt_PT
dc.identifier.tid201917165
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/900
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectPedagogia Waldorfpt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectEtnografiapt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleInovação pedagógica na Escola Waldorf Anael: posssibilidade ou realidade?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada ao Conselho Científico do Centro de Competência de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educaçãopt_PT

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