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Authors
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Abstract(s)
A presente dissertação do mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica,
tem como objetivo central perceber como o funcionamento do clube escolar Eco-Projeto
da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco pode promover inovação pedagógica,
constituindo um indício de quebra do paradigma educativo vigente.
Pretende-se assim, compreender em que medida as práticas pedagógicas desenvolvidas
neste projeto educativo específico, são práticas construtivistas, centradas no aluno, no desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da negociação de conhecimentos entre pares e do desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos alunos.
O desenvolvimento desta investigação tem como metodologia a investigação
qualitativa, baseada na etnografia e na observação participante.
O Eco-Projeto, sendo um clube escolar integrado nas atividades extracurriculares,
promove uma efetiva aprendizagem cooperativa e significativa, baseada nos
pressupostos inculcados pela Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
defendida pelo programa Eco-Escolas. O programa Eco-Escolas possui uma
abrangência internacional, sendo que em Portugal este surge sob a tutela da Associação Bandeira Azul da Europa/Foundation for Environmental Education.
Em suma, ao longo desta dissertação é descrita etnograficamente a cultura, o modus
vivendi do Eco-Projeto, a forma como os seus membros interagem, solucionam os
problemas com que se deparam no dia-a-dia, e como são proporcionadas as aprendizagens, de modo a se verificar um efetivo extrapolar das fronteiras do ensino instrucionista, abrindo um caminho para uma visão inovadora da forma como pode ser encarado o processo de aprendizagem, e a escola na sua globalidade.
Description
Keywords
Inovação pedagógica Etnografia Aprendizagem cooperativa Clubes escolares Educação ambiental Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais