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Eco-projeto, clube escolar nas atividades extracurriculares, promovendo inovação pedagógica
dc.contributor.advisor | Fino, Carlos Nogueira | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Sandra Filomena Cepa | |
dc.date.accessioned | 2014-10-21T11:26:17Z | |
dc.date.available | 2014-10-21T11:26:17Z | |
dc.date.issued | 2013-09 | |
dc.date.submitted | 2014-10-21 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação do mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica, tem como objetivo central perceber como o funcionamento do clube escolar Eco-Projeto da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco pode promover inovação pedagógica, constituindo um indício de quebra do paradigma educativo vigente. Pretende-se assim, compreender em que medida as práticas pedagógicas desenvolvidas neste projeto educativo específico, são práticas construtivistas, centradas no aluno, no desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da negociação de conhecimentos entre pares e do desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos alunos. O desenvolvimento desta investigação tem como metodologia a investigação qualitativa, baseada na etnografia e na observação participante. O Eco-Projeto, sendo um clube escolar integrado nas atividades extracurriculares, promove uma efetiva aprendizagem cooperativa e significativa, baseada nos pressupostos inculcados pela Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável defendida pelo programa Eco-Escolas. O programa Eco-Escolas possui uma abrangência internacional, sendo que em Portugal este surge sob a tutela da Associação Bandeira Azul da Europa/Foundation for Environmental Education. Em suma, ao longo desta dissertação é descrita etnograficamente a cultura, o modus vivendi do Eco-Projeto, a forma como os seus membros interagem, solucionam os problemas com que se deparam no dia-a-dia, e como são proporcionadas as aprendizagens, de modo a se verificar um efetivo extrapolar das fronteiras do ensino instrucionista, abrindo um caminho para uma visão inovadora da forma como pode ser encarado o processo de aprendizagem, e a escola na sua globalidade. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.tid | 201176394 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/640 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Inovação pedagógica | por |
dc.subject | Etnografia | por |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | por |
dc.subject | Clubes escolares | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Eco-projeto, clube escolar nas atividades extracurriculares, promovendo inovação pedagógica | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | por |