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Abstract(s)
O bullying diz respeito a um tipo de violência exercida entre pares em contexto escolar, quando um aluno agride o outro de modo repetitivo, sem razão, causando-lhe danos intencionalmente, havendo uma desigualdade de poder entre eles. A realidade é que os jovens de hoje são os adultos de amanhã, logo os condutores da sociedade onde vivem e o fato de estarem envolvidos em bullying, deixa-nos muito preocupados em relação ao futuro. A presente dissertação tem como objetivo descrever de que forma o fenómeno bullying tem expressão na população adolescente, em contexto escolar.
Metodologicamente, recorremos à meta-análise para integrar os resultados de estudos já
realizados sobre o bullying e extrair novas conclusões. Os resultados sugerem: a
existência de alunos adolescentes envolvidos em bullying, inclusivamente nas escolas
da Região Autónoma da Madeira; os tipos de bullying sinalizados como existentes são:
o verbal, o físico, o sexual, o psicológico, o social e, ainda, o cyberbullying; as
agressões mais frequentes são as físicas e as verbais; as agressões ocorrem
maioritariamente nos recreios, sala de aula, corredores e cantina; os diferentes perfis dos envolvidos; as diversas consequências para os intervenientes; os variados modos de
intervenção em bullying.
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Keywords
Adolescentes Agressividade Agressor Bullying Violência escolar Vítima de bullying Psicologia da Educação . Centro de Artes e Humanidades