Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Telmo Santos 2024.pdf4.14 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito do estágio pedagógico (EP) do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS) da Universidade da Madeira (UMa). Neste documento apresentamos uma reflexão de forma objetiva de todas as atividades previstas e desenvolvidas numa turma do 9º ano de escolaridade, ao longo do ano letivo 2021/2022 na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (EBSAAS). O principal objetivo deste relatório passa por expor, analisar e refletir sobre todas as múltiplas funções, ações e tarefas decorrentes do EP (a prática letiva, as atividades de intervenção na comunidade escolar, as atividades de integração no meio, e as atividades de natureza científico-pedagógica), as quais nos proporcionaram uma enorme experiência, enriquecendo a nossa formação académica e alicerçando as nossas bases fundamentais que nos vão ajudar no futuro enquanto profissionais da educação. Desta forma o documento contempla as múltiplas funções, ações e tarefas efetuado ao longo do ano letivo, tais como: (i) Prática Letiva; (ii) Atividades de Integração no Meio; (iii) Atividades de Integração na Comunidade Escolar (iv) Atividades de Natureza Científico-Pedagógica. Convictos que o EP é um processo complexo, o qual exige esforço, capacidade de adaptação, dedicação e responsabilidade, consideramos que todos as atividades e tarefas que executámos ao longo deste ano nos fizeram evoluir e consolidar competências multidisciplinares que foram muito para além da lecionação da disciplina de EF. Terminamos cientes que o estágio pedagógico é, sem dúvida, fulcral para o nosso desenvolvimento enquanto profissionais da educação, no entanto temos a consciência de que a nossa formação não termina no final deste ciclo de estudos e é sempre um processo continuo. A reflexão e pesquisa sobre as diversas situações vivenciadas durante este EP e sobre outras que irão surgir ao longo da nossa carreira, vão contribuir para a nossa evolução e aprendizagem permitindo-nos melhorar enquanto profissionais e pessoas.
This report appears within the scope of the pedagogical internship (PE) of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education (MEEFEBS) at the University of Madeira (UMa). In this document we present an objective reflection of all the activities planned and developed in a 9th year class, throughout the 2021/2022 school year at Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (EBSAAS). The main objective of this report is to expose, analyze and reflect on all the multiple functions, actions and tasks arising from the EP (teaching practice, intervention activities in the school community, integration activities in the environment, and activities of a scientific nature -pedagogical), which provided us with enormous experience, enriching our academic training and laying the foundations for our fundamental foundations that will help us in the future as education professionals. In this way, the document covers the multiple functions, actions and tasks carried out throughout the academic year, such as: (i) Teaching Practice; (ii) Environment Integration Activities; (iii) Integration Activities into the School Community (iv) Activities of a Scientific-Pedagogical Nature. Convinced that EP is a complex process, which requires effort, adaptability, dedication and responsibility, we consider that all the activities and tasks we carried out throughout this year made us evolve and consolidate multidisciplinary skills that went far beyond teaching EP. PE discipline. We finish aware that the pedagogical internship is undoubtedly central to our development as education professionals, however we are aware that our training does not end at the end of this study cycle, it is always a continuous process. Reflection and research on the different situations experienced during this EP and on others that will arise throughout our career, will contribute to our evolution and learning, allowing us to improve as professionals and people.

Description

Keywords

Estágio pedagógico Educação física Processo ensino-aprendizagem Alunos Pedagogical internship Physical education Teaching-learning Process Students Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence